Sasum

  • Home
  • /
  • UMinho “Solidária” ofereceu mais de 2400 brinquedos e mais de 1300 peças de vestuário infantil a crianças da região

UMinho "Solidária" ofereceu mais de 2400 brinquedos e mais de 1300 peças de vestuário infantil a crianças da região

A campanha solidária “Oferece e faz uma criança feliz”, que decorreu na Universidade do Minho (UMinho) entre 15 de novembro e 18 de dezembro, voltou a ser um sucesso, tendo sido possível angariar mais de 2400 brinquedos e mais de 1300 peças de vestuário para crianças e jovens entre os 0 e os 16 anos. Na cerimónia de entrega, decorrida ontem, dia 20 de dezembro, no Complexo Desportivo da UMinho em Braga, a Administradora dos SASUM evidenciou uma Academia “solidária”. 

A sessão de entrega formal de donativos da Campanha Solidária contou com a presença dos responsáveis das instituições promotoras e das instituições apoiadas, entre eles a Administradora dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), Alexandra Seixas e a Presidente da Associação Académica (AAUMinho), Margarida Isaías, a Vereadora para a Educação, Inovação e Coesão Social da CMB, Carla Sepúlveda, a Vereadora para Ação Social, Espaço Municipal para a Igualdade e Justiça da CMG, Paula Oliveira, bem como os representantes das seis entidades contempladas com a oferta: Adolescere – Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente, Ascredno Nogueiró, Colégio de São Caetano, Centro Cultural e Social de Santo Adrião, ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais e Casa da Criança de Guimarães.

Esta foi a 15.ª edição da Campanha, que recebeu a contribuição e apoio, tanto da comunidade interna como externa e até de instituições e empresas da região. “O principal objetivo foi convocar a comunidade académica e a comunidade local a ser solidária”, afirmou a Administradora dos SASUM, mostrando a sua satisfação com os resultados da iniciativa e agradecendo a cada um que contribuiu com a causa. Assinalando o “momento complexo que a sociedade atravessa”, disse ser “reconfortante que o espírito humano se eleve para ajudar aqueles que mais precisam”, especificando o público desta campanha “as crianças e jovens”.

Coordenada pelos SASUM em parceria com a Associação Académica e os Municípios de Braga e Guimarães, esta campanha teve como objetivo ajudar a que mais crianças e jovens pudessem ser tocadas pela solidariedade e generosidade neste Natal.

Agradecendo a contribuição de todos, a presidente da AAUMinho salientou que esta, como outras iniciativas do género realizadas na UMinho, mostram “a solidariedade que existe no seio da comunidade académica”. Destacando os resultados conseguidos e o impacto que terão nas instituições beneficiarias, apelou a que “este espírito natalício esteja presente todo o ano”, afirmando que a AAUMinho e os SASUM “já têm outros projetos para durante o ano”.

A vereadora do Município de Braga referiu que estas parcerias “são o sucesso de todos”, evocando o sábio provérbio africano: “Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe!”. Destacando que estas campanhas “fazem a diferença na vida das pessoas e na vida das famílias, neste caso concreto, na vida das crianças e jovens”, acrescentou que, na sua visão, ao tornar estas crianças mais felizes, “as entidades estão a construir cidadãos mais felizes e que irão no futuro, também eles, “tomar a dianteira de iniciativas como esta”.

Já a vereadora do Município de Guimarães, afirmou que “uma sociedade ou uma comunidade verdadeiramente desenvolvida é aquela que não deixa ninguém para trás e sabe tratar dos seus, sobretudo dos mais vulneráveis”. Realçando a importância destas parcerias com a UMinho, afirmou que “este é o caminho certo para trabalharmos em prol de uma comunidade solidária, amiga, e sobretudo, que olha pelos mais frágeis”. Alertando para “os anos exigentes” que vivemos, apelou à “resiliência” das instituições e de todos os que lidam com os mais desprotegidos. “Se continuarmos a trabalhar desta forma, em rede, teremos um mundo mais humano e melhor”, apontou.

Texto: Ana Marques

Foto: Nuno Gonçalves

PT
Skip to content