Sasum

  • Home
  • /
  • Susana Silva foi distinguida pelo IPCA

Susana Silva foi distinguida pelo IPCA

Susana Silva, trabalhadora dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), foi reconhecida pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), pela conclusão do seu doutoramento e pelos anos de dedicação à instituição de ensino superior como docente.

A distinção aconteceu no passado dia 19 de dezembro, na Sessão Solene de comemoração do Dia do IPCA, durante a qual foram reconhecidos todos os que nesse ano concluíram o doutoramento.

Susana Silva é docente convidada do IPCA desde 1999, apesar de ter estado, posteriormente, em outras instituições de ensino. Em 2009 regressou ao IPCA, data a partir da qual se manteve até aos dias de hoje. É docente há 24 anos, dos quais 18 anos foram no IPCA. A também trabalhadora dos SASUM desde 1995, em regime de prestação de serviços, com ingresso no quadro da Universidade do Minho (UMinho) em 1999, e, posteriormente, no quadro dos SASUM em 2000, concluiu este ano, a 17 de fevereiro, o seu doutoramento na UMinho, com o tema “Uma perspetiva institucional sobre a mudança da contabilidade pública em Portugal: do POCP ao SNC-AP”.

Com uma longa carreira académica e profissional, duas vertentes da sua vida que realiza em simultâneo, para Susana Silva concluir o seu doutoramento foi o “concretizar de mais um sonho”. “A conclusão de mais uma etapa na minha vida, que foi longa, pelo facto de não ter reduzido a minha atividade profissional. O doutoramento é um grau muito exigente, que exige muita dedicação e persistência. Apesar de todas as adversidades consegui”, assinalou com grande satisfação e alegria.

Embora goste muito da sua atividade profissional na UMinho, tem um carinho muito “especial” pela docência. “Ser docente implica uma atualização constante de conhecimentos e de novas aprendizagens, procurando novas metodologias e recursos. É o ato de ensinar e transmitir conhecimentos para gerações que são o nosso futuro. É um papel de grande responsabilidade e importância, pois envolve não apenas o transmitir informações, mas também o desenvolvimento de habilidades e competências. Ser docente vai além de ser um transmissor de conteúdos, é também ser um facilitador do processo de aprendizagem, um guia para os alunos explorarem o seu próprio conhecimento e desenvolverem o seu pensamento crítico. Envolve criar um ambiente de aprendizagem seguro e estimulante, onde os alunos se sintam motivados a procurar conhecimento e sejam encorajados a participar ativamente nas atividades propostas. Além disso, também é importante cultivar uma relação de respeito e empatia com os estudantes, compreendendo as suas necessidades individuais e adaptando as estratégias de ensino conforme cada contexto. Em resumo, a docência significa ter a oportunidade de influenciar positivamente a vida dos alunos, ajudando-os a adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades e a tornarem-se cidadãos mais críticos. É uma profissão desafiadora, porém extremamente gratificante”, expôs.

No dia em que o IPCA assinalou o seu 29.º aniversário, a Instituição contou com a presença da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que descerrou a bandeira de inauguração do novo edifício da Escola Superior de Design, no centro da cidade de Barcelos, juntamente com a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e com o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes.

Após este ato solene seguiu-se a Sessão Solene de comemoração do Dia do IPCA.

Texto: Ana Marques

Foto: IPCA

PT
Skip to content