Sasum

  • Home
  • /
  • Maurício Queiroz venceu o “Prémio de Melhor Estágio 2023”

Maurício Queiroz venceu o "Prémio de Melhor Estágio 2023"

Após ter vencido, em julho passado, o prémio de Melhor Estágio da Região Norte 2023, o trabalhador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), foi galardoado, desta vez, com o “Prémio de Melhor Estágio 2023”, a nível nacional.

O prémio foi atribuído durante as comemorações do Dia Nacional do Engenheiro, que decorreram nos dias 25 e 26 de novembro, na cidade de Aveiro. A data assinalou a criação da Ordem dos Engenheiros (OE), que, em 2023, cumpriu 87 anos de existência enquanto Ordem Profissional e 154 anos enquanto Associação representativa dos Engenheiros. O galardão foi atribuído pela OE, em dez categorias, tendo sido entregue um cheque com um valor monetário de 1000 euros a cada premiado.

A Sessão Solene de homenagem e distinção dos Engenheiros portugueses realizou-se no Centro de Congressos de Aveiro, no dia 25, durante a qual foram premiados os Melhores Estágios de 2023 nos diversos colégios, além da atribuição de distinções, medalhas e diplomas.

Maurício Queiroz, licenciado em Engenharia de Sistemas Informáticos e Mestre em Engenharia Informática, recebeu o prémio de Melhor Estágio 2023, por ter sido selecionado como o melhor estágio de admissão à Ordem dos Engenheiros, no âmbito do Colégio de Engenharia Informática.

O especialista de Informática foi selecionado entre vários candidatos da região norte, centro, sul e arquipélagos (três por cada região), tendo sido o escolhido pelo trabalho realizado nos SASUM, o qual visou melhorar as capacidades analíticas dos Serviços relativamente às vendas efetuadas na sua atividade alimentar (cantinas, bares, grills, serviço de takeaway e restaurantes). O mecanismo resultante do estágio vai permitir à organização, investigar a origem das suas vendas num espaço de tempo mais alargado e refinado, possibilitando efetuar, por exemplo, simulações de alterações à sua estratégia de vendas. O estágio teve a supervisão do Professor António Luís Duarte Costa do Departamento de Informática da UMinho.

“Receber o “Prémio de Melhor Estágio 2023” a nível nacional foi uma experiência extraordinária e extremamente significativa para mim, tanto em termos pessoais, quanto profissionais. Este reconhecimento veio em um momento muito especial, no dia do meu aniversário, o que tornou essa conquista ainda mais memorável e marcante.

Em termos pessoais, o prémio representa uma realização que vai para além das minhas expectativas. Ser agraciado com um prémio de elevada responsabilidade como este, é, sem dúvida, uma fonte de grande satisfação e orgulho. A coincidência de receber essa distinção no meu aniversário adiciona um significado adicional, tornando este dia uma celebração duplamente especial. É um presente que não apenas valida o meu trabalho, mas também destaca a importância de perseverar nas minhas metas e compromissos profissionais.

Profissionalmente, este prémio é um testemunho do esforço contínuo que investi no meu trabalho. Muitas vezes, as contribuições individuais podem passar despercebidas, mas este prémio destaca que mesmo as realizações de uma “formiguinha” não passam despercebidas no cenário profissional. É um reconhecimento valioso do meu empenho, dedicação e das habilidades que desenvolvi ao longo de todo o percurso nos SASUM. Este prémio não só valida o meu percurso até agora, mas também me inspira a continuar a buscar a excelência e a inovação na minha carreira.

Em última análise, este prémio nacional é mais do que uma simples distinção, é um impulso motivacional que reforça a importância do trabalho árduo e da busca pela excelência. Estou profundamente grato pela oportunidade de ver o meu esforço reconhecido em um âmbito tão prestigiado como o Dia Nacional do Engenheiro. Este prémio não só representa uma conquista pessoal e profissional, mas também reforça o compromisso contínuo que tenho em contribuir para o avanço da Engenharia Informática.

Agradeço sinceramente pela honra de receber este prémio e estou ansioso para continuar a crescer e contribuir positivamente para a minha área de atuação.”

No passado dia 4 de novembro, na cerimónia de receção aos novos membros, o trabalhador dos SASUM também recebeu o “Diploma de Membro Efetivo” da Ordem dos Engenheiros da Região Norte.

Maurício da Costa Queiroz desempenha funções nos SASUM há 26 anos, atualmente é especialista de Informática, grau 1, nível 3, com a função de coordenador técnico, na Divisão de Sistemas de Informação.

O evento juntou mais de 450 pessoas entre autoridades, convidados e engenheiros, para um dia que foi, não só de celebração da Engenharia, mas também de homenagens e reconhecimentos. A sessão contou ainda com a presença do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Rogério Paulo dos Santos Carlos em representação do Presidente, do Presidente da World Federation of Engineering Organizations (WFEO), José Vieira, entre outros.

Texto: Ana Marques

Foto: Ordem dos Engenheiros 

PT
Skip to content