SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • UMinho recria cortejo de 1974 na comemoração do Cinquentenário

UMinho recria cortejo de 1974 na comemoração do Cinquentenário

O programa completo das celebrações foi apresentado ontem e terá o momento central no sábado, mas prolonga-se até ao próximo ano.

Em 1974, o Ministro da Educação Nacional, Veiga Simão, foi recebido no Arco da Porta Nova e em cortejo seguiu até ao Largo do Paço, onde, no Salão Medieval, presidiu à tomada de posse da comissão instaladora e do primeiro reitor da Universidade do Minho (UMinho), Carlos Lloyd Braga. A replicação deste cortejo será um dos momentos mais simbólicos das comemorações dos 50 anos da academia minhota, que acontecerá no próximo sábado, pelas 10:30.

“Vamos querer replicar esse cortejo, e, portanto, o cortejo académico vai desfilar pelas ruas da cidade, desde o Arco da Porta Nova até aqui ao Largo do Paço”, revelou o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

A celebração do momento fundacional inicia-se já amanhã, dia 16, com várias atividades, encerrando o dia com 1.º Concerto Comemorativo do 50.º Aniversário pela Orquestra da Universidade do Minho – 9.ª Sinfonia de Beethoven, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães. O dia principal acontece a 17, onde para além da recriação do cortejo de 1974, decorrerá a Sessão Solene Comemorativa dos 50 Anos da UMinho, que contará com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro e do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.

Ainda neste dia, será inaugurada, no Largo do Paço, a exposição itinerante que andará em digressão pela região, “50 anos a reinventar a educação e o conhecimento”. “Vai começar em Braga, mas com a colaboração das Câmaras Municipais da região e com a colaboração das Casas do Conhecimento, vai fazer uma itinerância por toda a região do Minho, terminando em Guimarães no próximo ano, a 17 de fevereiro, visando mostrar aquilo que a Universidade é”, referiu João Cardoso Rosas, presidente da Comissão de Comemorações. O dia termina com o 2.º Concerto Comemorativo do 50.º Aniversário pela Orquestra da Universidade do Minho – 9.ª Sinfonia de Beethoven, Theatro Circo, Braga.

O programa comemorativo é vasto, já se iniciou no ano passado e prolonga-se até fevereiro do próximo ano, com a realização de várias atividades, nas cidades de Braga e de Guimarães, bem como pela região do Minho, no sentido de envolver toda a comunidade. Para isso, e abraçando diversas áreas, as atividades vão desde as culturais às desportivas, das científicas às sociais. A destacar, decorrerá em março, o lançamento do Estudo “A UMinho e a transformação da região”; em abril, a conferência “As Novas Universidades no Contexto da Democratização Portuguesa” e a meia-maratona por estafetas, de Guimarães a Braga; em maio, a apresentação do livro “(E)vidência Futura” e o concerto da primavera pela Orquestra da UMinho; em junho, a festa do Cinquentenário, um momento que se pretende de união e celebração para convidados e colaboradores da UMinho, docentes, investigadores e trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão, e o Festival de Performance na Casa de Monção; em julho, a Conferência Anual da Arqus – European University Alliance; em setembro, o Cool Campus 2.0, atividades culturais e recreativas para receção aos novos alunos, em Gualtar e Azurém, e ainda exercícios de performance dos alunos da licenciatura em Teatro, que levarão a cabo um espetáculo de rua pelos recantos de Guimarães; em outubro, serão apresentadas novas obras de arte (escultura) a assinalar os 50 anos da Universidade, que enriquecerão os campi de Azurém e Gualtar; em novembro, decorrerá o XXIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas; em dezembro, realiza-se a conferência “A Universidade do Minho – Os Próximos 50 Anos” e o Concerto de Natal e de Encerramento das Comemorações.

Com 50 anos de história, a UMinho conta atualmente com três campi, um parque de ciência e tecnologia, quatro complexos multifuncionais, 12 Escolas e Institutos, 21 000 estudantes dos quais 2400 são estudantes estrangeiros e 1900 são estudantes de doutoramento, 1747 professores e investigadores, 738 trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão, 30 unidades de investigação, 27 centros avaliados com excelente ou muito bom, 13 laboratórios colaborativos, 9 laboratórios associados, 12 unidades de interface, 48 spin-offs, 50 famílias de patentes, 3400 publicações científicas, é 96 do mundo no UI GreenMetric Sustainability Ranking (1 em Portugal), tem 11 unidades culturais e diferenciadas, realiza 500 eventos culturais/ano, tem 8 bibliotecas, 1 orquestra, 13 022 estudantes de licenciatura e mestrado integrado, 4 910 estudantes de mestrado, 1 700 estudantes de doutoramento, está entre as 200 melhores do mundo, com menos de 50 anos, segundo o THE 2019 e tem mais de 360 investigadores.

O programa completo das comemorações pode ser visto em:

https://www.uminho.pt/PT/50anos/Paginas/Programa.aspx

Texto: Ana Marques

Foto: Nuno Gonçalves

PT
Skip to content