Sasum

  • Home
  • /
  • UMinho entrega Prémios de Mérito Desportivo

UMinho entrega Prémios de Mérito Desportivo

A Universidade do Minho (UMinho) vai premiar mais uma vez os seus estudantes que conjugaram a excelência desportiva com o sucesso académico em 2022/2023. Ao todo serão distinguidos, com os Prémios de Mérito Desportivo (PMD), 71 estudantes atletas que obtiveram resultados de excelência em 13 modalidades.  O Andebol e o Voleibol foram as modalidades com mais premiados.

A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, relativa à época 2022/2023 realiza-se hoje, dia 6 de março, pelas 15h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga.

A sessão conta com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da Administradora dos Serviços de Ação Social, Alexandra Seixas, da Presidente da Associação Académica, Margarida Isaías, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Este será, sobretudo, um momento de homenagem aos estudantes atletas que, a título individual ou coletivo, se sagraram Campeões Nacionais Universitários ou alcançaram medalhas a nível europeu ou mundial e que, em simultâneo, tenham obtido aproveitamento escolar de acordo com as condições previstas no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes de Ensino Superior.  

Os 71 estudantes premiados vão receber a bolsa e os respetivos certificados que atestam a sua excelência na vertente desportiva e académica. Estes surgem de 43 cursos da UMinho, sendo que as escolas mais representadas nos eleitos deste ano são a Escola de Engenharia (32), a Escola de Medicina (10) e a Escola de Economia e Gestão (9).

As equipas de Andebol Masculino e Feminino e o Voleibol Feminino conquistaram o título de campeãs nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2023 que decorreram na cidade de Viana do Castelo, entre 17 e 28 de abril. Além disso, o Andebol Masculino foi também medalha de Bronze no Europeu Universitário. Estas foram as modalidades que viram mais atletas eleitos para receber o prémio, 22 e 13, respetivamente.

Dos 71 estudantes que vão ser distinguidos, 40 são do sexo feminino e 31 do sexo masculino.

A atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo é uma iniciativa que já vai na sua 14.º edição. Ao todo, já foram atribuídos 1 014 Prémios de Mérito Desportivo, num investimento global superior a 235 mil euros.

Sobre os Prémios de Mérito

Os prémios estão indexados ao valor da propina anual e são atribuídos apenas aos alunos que tenham aprovação em pelo menos 50% dos créditos das disciplinas em que estiveram matriculados e simultaneamente alcancem resultados desportivos de excelência em representação da Academia. O montante do prémio varia entre o valor integral da propina para os estudantes que conquistaram medalhas de ouro em competições internacionais universitárias, e 12,5% do valor integral da propina, no caso dos estudantes que se sagraram campeões nacionais universitários em modalidades coletivas ou provas por estafetas.

Texto: Ana Marques

PT
Skip to content