Sasum

  • Home
  • /
  • 26 trabalhadores dos SASUM foram homenageados pelos anos de dedicação

26 trabalhadores dos SASUM foram homenageados pelos anos de dedicação

A homenagem e medalhas entregues representam, simbolicamente, a dedicação, o esforço e a entrega ao serviço da UMinho.

O tributo decorreu no âmbito da Sessão Solene Comemorativa dos 50 Anos da Universidade do Minho (UMinho), no passado dia 17 de fevereiro, no Salão Medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga. Este ano foram 26 os trabalhadores dos Serviços de Ação Social da UMinho (SASUM) condecorados na homenagem anual que a Universidade faz aos seus trabalhadores que celebram 30 ou mais anos ao serviço da Academia.

Estes trabalhadores dos SASUM, bem como outros da Universidade que também foram homenageados e que viram assim o seu percurso reconhecido, um gesto da instituição que realçou a importância do seu contributo para a construção daquilo que é hoje a UMinho.

Tal como referiu o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, na entrevista que nos concedeu, “Não há Universidade sem pessoas”, sublinhando que “Uma organização como esta faz-se de pessoas, mas faz-se também de valorização das pessoas”.

A UMinho é a segunda “casa” para quase todos os que nela trabalham, como é exemplo a Ana Paula Machado, a Madalena Macedo e o Carlos Rocha, três dos trabalhadores dos SASUM que estiveram presentes na homenagem.

“A UMinho é a minha segunda casa há cerca de 30 anos”, afirmou o Sr. Carlos Rocha, Operador de Armazém e Logística do Departamento Contabilístico e Financeiro, mostrando-se “agradecido” pelo gesto que para si homenageou “todo o trabalho feito pelos colaboradores da UMinho”. Lembrando o início da sua ligação à academia minhota, recorda que a conheceu “com uma dimensão bem diferente do que é hoje e fui acompanhando o seu crescimento, o que é gratificante”, acrescentando acreditar que “contribuí um pouco para que a Universidade do Minho esteja hoje na posição que está no seio das restantes universidades na Europa e no Mundo. Por isso, esta medalha é uma forma de recordar este belo trajeto”, concluiu.

Para Madalena Macedo, Coordenadora Técnica na Divisão de Alojamento, esta homenagem significou, sobretudo, “gratidão” e “reconhecimento” da Universidade pela dedicação incondicional que tem dado a tantos jovens estudantes que têm passado pela instituição, especialmente pelas residências universitárias. Nos SASUM desde 1991, recorda principalmente, “a proximidade com os estudantes”, realçando “o apoio, a partilha de aprendizagens e as amizades que tenho alimentado e cultivado”. Considerando a UMinho “uma segunda casa. Nesta instituição tenho passado muitas horas, muitos dias e muitos anos, consolidando relações tão próximas, diria semelhantes às de irmãos, filhos e sobrinhos”, refere.

Ana Paula Machado, responsável pela Divisão de Bolsas, afirmou sentir-se “grata” pelo “sublime reconhecimento” pelos seus 37 anos de serviço, a prestar apoio social à população discente em situação de carência socioeconómica. Caracterizando o seu trajeto na UMinho como “intenso e gratificante”, sempre com o “constante foco nos estudantes economicamente carenciados, proporcionando-lhes as melhores condições para a prossecução e conclusão dos estudos, valorizando o atendimento personalizado, a justiça social e o rigor no enquadramento legal das reais situações socioeconómicas dos candidatos a apoio social direto”, expôs. Sobre a UMinho, a qual diz ter “orgulho em integrar”, considera “inovadora”, acreditando que “continuará a produzir importantes obras e descobertas com elevado impacto humano”.  

A todos os trabalhadores homenageados. Parabéns!

Trabalhadores dos SASUM homenageados este ano:

Ana Paula Machado; António Araújo; Belém Elisabete Silva Conde; Carla Caçote; Carlos Rocha; Carlos Cerqueira; João Alves; José Marques; José Conde; Manuel Alves; Maria Aurora Costa; Maria Aurora Oliveira; Maria Carmo Antunes; Maria Fernandes; Maria Conceição Costa; Maria Conceição Peixoto; Maria Elisa Machado; Maria Esmeralda Costa; Maria Fátima Gomes; Maria Fátima Pinto; Maria Fátima Cerqueira; Maria Lurdes Conceição; Maria Lurdes Abreu; Maria Madalena Macedo; Rosa Maria Lobo; Teresa Soares.

Texto: Ana Marques

Foto: Nuno Gonçalves

PT
Skip to content