Sasum

  • Home
  • /
  • SASUM entregam computadores a estudantes economicamente carenciados

SASUM entregam computadores a estudantes economicamente carenciados

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) voltam a disponibilizar computadores, a título de empréstimo, aos estudantes em condições de carência económica, para que o desempenho académico não seja condicionado por dificuldades de acesso às tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente por escassez de recursos económicos. Das 47 candidaturas, 42 estão garantidas. 

A iniciativa, enquadrada pelo Programa de Apoio Informático a Estudantes (PAIE), teve início em 2020, em contexto de pandemia provocada pela COVID-19. Contudo, os SASUM continuam a entender ser necessário assegurar o acesso dos estudantes aos recursos tecnológicos indispensáveis para o acompanhamento das atividades de ensino e avaliação.

As candidaturas decorreram até ao dia 20 de fevereiro, estando agora a decorrer a entrega dos equipamentos.
Foram apresentadas 47 candidaturas ao Programa, estando garantido, até ao momento, o empréstimo de 42 computadores, prevendo-se que brevemente o apoio possa ser concedido a todos os candidatos admitidos.
Carlos Almeida, diretor do Departamento de Apoio Social dos SASUM, salientou que “para ser possível ir mais longe nos apoios disponibilizados aos estudantes, é preciso também alargar a rede de entidades dispostas a colaborar”, referindo-se à necessidade de aumentar o número de computadores do Programa através da reutilização de equipamentos em bom estado.

O empréstimo de computadores é feito de acordo com os equipamentos disponíveis e atende aos critérios de seriação previstos no Regulamento, nomeadamente a situação económica e o aproveitamento escolar do estudante, conforme o desempenho alcançado no ano letivo anterior.

Em cada ano letivo é definido um prazo específico para submissão do pedido. Findo esse prazo, os pedidos apenas serão atendidos em situações de emergência e em caso de disponibilidade de equipamentos.

Texto: Ana Marques

Foto: Redação

PT
Skip to content