Publicado em Deixe um comentário

Matemático Michael Atiyah na Universidade do Minho

 Pelas 10h proferirá. no Anfiteatro A1 do Complexo Pedagógico I do Campus de Gualtar, a palestra ?An unsolved problem in elementary Euclidean Geometry?. A sessão insere-se nas Palestras Pedro Nunes, uma iniciativa do Centro Internacional de Matemática (CIM) em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), que visa a promoção de breves visitas de ilustres matemáticos a Portugal. Neste âmbito, Michael Atiyah visitará as universidades do Minho, de Coimbra e do Porto até ao próximo dia 24 de Abril.

 

As contribuições de Michael Atiyah para o desenvolvimento de diversas áreas da Matemática são notáveis, destacando-se o seu trabalho fundamental nas áreas da Topologia, Geometria e Análise. Desde a sua primeira grande contribuição – a K-Teoria Topológica – até ao seu mais recente trabalho em Teoria Quântica, Atiyah desempenhou um papel fulcral no desenvolvimento de novas ferramentas teóricas e no domínio de conhecimentos muito mais vastos. Colaborou com ilustres matemáticos como R. Bott, F. Hirzebruch, I. Singer e supervisionou brilhantes alunos, como G. Singer, N. Hitchin e S. Donaldson.

 

Sir Michael Atiyah foi laureado com a medalha Fields em 1966, com a medalha Copley em 1988 e com o prémio Abel em 2004. Presidiu a Royal Society (1990-95) e dirigiu o Trinity College, em Cambridge (1990-97). Esteve ligado à criação do Isaac Newton Institute for Mathematical Sciences, na Universidade de Cambridge, sendo o seu primeiro director (1990-96). Foi ainda chanceler da Universidade de Leicester (1995-2005) e presidente da Royal Society of Edinburgh (2005-08). É professor honorário da Universidade de Edimburgo. No Reino Unido foi também armado Cavaleiro em 1983 e recebeu a Ordem de Mérito em 1992.

 

Contactos

Centro de Matemática da UMinho

Tel.: 253604367

E-mail: c_mat@math.uminho.pt

(Pub. Abr/2010)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *