Publicado em Deixe um comentário

Fases Finais 2010: Colectivo da AAUMinho na linha da frente








Andebol


Como seria de esperar, o andebol masculino da AAUMinho apresenta-se como o principal candidato à vitória final, tendo na equipa do ISMAI o grande rival. Ambas as equipas dividem entre si os quatro últimos títulos nacionais, pelo que este CNU apresenta-se como um verdadeiro tira teimas entre AAUMinho e ISMAI. O favoritismo no entanto pende para os minhotos, pois são actualmente os campeões em título e também vice-campeões europeus.


No feminino, as expectativas não são tão elevadas. A equipa foi constituída recentemente e denota natural inexperiência, contudo, conseguiu brilhantemente a qualificação para as Fases Finais. O objectivo será chegar o mais longe possível na competição.


Voleibol


As actuais tri-campeãs nacionais universitárias apresentam-se, há semelhança do andebol masculino, como as naturais favoritas ao título. As minhotas podem inclusive entrar para a história da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) como a primeira equipa feminina de voleibol a atingir o tetra-campeonato!


Como principal, e provavelmente único e real obstáculo à conquista do tetra, surge a FADEUP. As tripeiras que no ano transacto foram derrotadas na final pela AAUMinho, possuem um conjunto de valor muito idêntico aos das minhotas. AEICBAS e IPPorto poderão eventualmente causar alguns problemas a ambas as equipas (AAUMinho e FADEUP).








Futsal


Será este o ano do futsal masculino? Revelando ao longo dos últimos quatro anos uma qualidade de jogo que resultou em três vice-campeonatos e em um terceiro lugar, a equipa de futsal da AAUMinho apresenta-se nestas Fases Finais dos CNUs com a moral em alta. Após terem falhado por muito pouco a qualificação directa, na repescagem os minhotos abriram o livro e deixaram excelentes indicações para a prova decisiva em Matosinhos. Na fase final estarão frente a frente com os seus rivais do IPLeiria, da UTAD e a “besta negra”, a Académica – favorita ao título. Os homens de negro são responsáveis por duas das medalhas de prata da AAUMinho.


Hóquei Patins


Conjuntamente com o futsal masculino, o hóquei patins masculino é a modalidade em que as equipas se apresentam com o nível competitivo mais equilibrado e elevado. Equipas como a UPorto e o IPPorto são as grandes favoritas, contando nas suas fileiras com diversos atletas que militam na  primeira divisão e na Selecção Nacional. No entanto, Académica, IPLeiria e AAUMinho dispõem também elas de atletas com muita qualidade técnica, a militar na segunda divisão e mesmo na primeira. A provar isso mesmo, fica a vitória do IPLeiria no II Torneio de Apuramento, que bateu inclusive a campeã em titulo, a UPorto. Os minhotos, que já foram por duas vezes campeões nacionais, se conseguirem apresentar todas as suas pedras basilares, com certeza terão uma voz activa na decisão dos primeiros lugares.








Basquetebol


O basquetebol feminino da AAUMinho foi a equipa que no último ano, em Gaia, proporcionou provavelmente, o espectáculo mais emotivo das Fases Finais. No jogo frente à AAUAv, as minhotas deixaram tudo em campo, e levaram a partida para dois prolongamentos! No final, e após muito sofrimento, dentro e fora de campo, o direito a subir ao último lugar do pódio foi meritoriamente conquistado pelas atletas da AAUMinho.


Para este ano, e com a UPorto e IPPorto noutro patamar, as minhotas vão lutar pelo terceiro lugar frente a uma AAUAv que está mais forte e frente à equipa com mais títulos nacionais, a Académica.


No masculino, a AAUMinho acalenta o sonho de poder chegar à luta pelas medalhas. Para que o sonho se torne realidade, a equipa vai ter que  se  superar nos momentos decisivos, tal e qual como aconteceu na repescagem. A AAUAv parte mais uma vez como a grande favorita à conquista do ceptro de campeã nacional.


Futebol


Outrora uma força dominante no futebol universitário, a AAUMinho nos últimos três anos não tem consigo reeditar o sucesso de outros tempos . A geração que conquistou um titulo nacional, dois vice-campeonatos e três medalhas de bronze em seis anos, não encontrou sucessores à altura na geração seguinte. A terceira geração, orientada por um dos capitães da primeira geração e que conta ainda com alguns elementos da segunda, apresenta-se como uma forte candidata ao titulo. A comprovar isso mesmo, está o primeiro lugar na zona nacional de apuramento, tendo eliminado inclusive das Fases Finais, os actuais campeões em titulo, o IPLeiria.








Badminton


Com um modelo competitivo diferente – deixaram de existir torneios de apuramento – o Badminton teve em Dezembro o seu primeiro grande momento competitivo, com a realização do CNU de Pares e Individual. A AAUMinho mostrou ai que é a grande força do badminton nacional universitário, tendo conquistado nada mais, nada menos, que 8 medalhas (2 ouro, 4 prata, 2 bronze)! Para a Fase Final, na competição de equipas, a AAUMinho vai comparecer com 3 equipas e surge como favorita à conquista de medalhas, tendo na Académica e na AAUMadeira as suas duas rivais de peso.


Ténis de Mesa


Há semelhança do Badminton, também o Ténis de Mesa viu o seu modelo competitivo ser alterado em 2009/2010. Em Dezembro, os atletas da AAUMinho conquistaram quatro medalhas no CNU de Pares e no CNU de Singulares. Agora, na variante de equipas, os minhotos perfilam-se como um dos conjuntos com fortes possibilidades de subir ao pódio.








Squash


Das modalidades de raquete, o squash é aquela onde as hipóteses de luta pelas medalhas são mais reduzidas. Em 2008/2009, a AAUMinho conseguiu uma medalha de bronze, tendo esta sido conquistada na competição feminina. Para este ano espera-se que consiga arrebatar uma medalha no feminino.


Xadrez Semi-Rápidas


O Xadrez, variantes semi-rápidas, é a modalidade que poderá surgir no CNU como revelação. No ano transacto nenhum atleta esteve presente nas Fases Finais dos CNUs, o ingresso de atletas de bom nível faz aumentar as expectativas de um comportamento de bom nível.








Atletismo


O atletismo é a modalidade da AAUMinho que tradicionalmente mais medalhas conquista, em parte devido à sua especificidade e também devido ao facto de ter três momentos competitivos ao longo do ano (CNU Pista Coberta, CNU Corta-Mato e CNU Pista ao Ar livre.


Para este CNU de Pista ao Ar Livre as expectativas são voltar a lutar pelas medalhas no colectivo, e que no individual,  ultrapassar o número de medalhas conquistadas em 2008/2009: quatro.


Natação


A natação, que este ano vai ver o seu CNU inserido nas Fases Finais, não tem tarefa fácil. No colectivo a UPorto e a ULisboa têm dominado o panorama nacional nos últimos anos, mas espera-se que os nadadores minhotos dêem boa réplica aos adversários e se intrometam na luta pelas medalhas. No individual, o objectivo é como sempre, conquistar o maior número possível de medalhas!


Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt





(Pub. Abr/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *