Publicado em Deixe um comentário

CNUs 2010 – Andebol M











Dia 4





Abram alas aos campeões

A AAUMinho sagrou-se bi-campeã universitária no andebol masculino após vitória sobre os alunos da Maia num pavilhão quente e que aqueceu ainda mais com a festa minhota.


Sem prejuízo do bom andebol praticado durante os CNU e a competitividade presente, a verdade é nos últimos anos são sete contra sete e no final ”ganha sempre a AAUMinho”.




Mais um CNU, mais uma vitória para os minhotos e a velha máxima de que ”a história se pode escrever de muitas formas e feitios” deixa de ser verdade. A história do andebol minhoto escreve-se sempre da mesma maneira, que é como quem diz: com o título de campeão no ”bolso”.




Perante tudo isto a questão é inevitável: É possível derrotar a AAUMinho? Para o andebolista Filipe Magalhães ”Rato” a resposta é simples: ”Só se for na playstation”.


 


Uma vitória que para o treinador Gabriel Oliveira foi ”suada” mas ”conquistada por um grupo coeso e batalhador. O título de campeão fica bem a esta equipa. Fomos os que mais trabalhamos e merecemos esta vitória”, sublinhou o treinador da AAUMinho já com a medalha de ouro ao peito.


 


Na cerimónia de entrega das medalhas não havia passadeira vermelha como em noite de ”Óscares” de Hollywood mas a festa dos jogadores do Minho foi muita. Na viagem de regresso ao Minho ouviu-se ”We are de Champions” tão habitual nestas conquistas.


 


Quanto ao jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar a equipa de Coimbra levou a melhor perante os estudantes da AEFCDEF do Porto (38-35).



José Carlos Bragança






Dia 3

 



AAUMinho e AEISMAI lutam pelo ouro

Juntos outra vez!!! AAUMinho volta a jogar a final do andebol masculino com os atletas do AEISMAI. Este é um reencontro de ”velhos conhecidos” uma vez que no jogo de abertura destes CNU’s os minhotos venceram os maiatos e trata-se da reedição da final do CNU do ano passado que os minhotos venceram. Já os portuenses do AEFCDEF têm pela frente os estudantes de Coimbra no jogo de atribuição do 3º e 4º classificado.


Nas meias-finais os do Minho tiveram ”a vitória mais rápida e menos saborosa”, é desta forma que Gabriel Oliveira comenta o jogo que colocou a turma do Minho na final. Tudo porque a equipa do AEFCDEF do Porto apareceu com cinco jogadores para disputar a partida (número mínimo obrigatório para decorrer uma partida de andebol). A jogar em inferioridade numérica, aos seis minutos do primeiro tempo, um atleta do Porto foi expulso alegadamente por ter dirigido palavras ao árbitro. A partida terminou nesse momento e o marcador fixava 4-1 a favor dos minhotos mas dita o regulamento que a vitória no jogo vai para a AAUMinho por 15-0.


O treinador da AAUMinho confessou-se triste dado que a equipa gosta das vitórias dentro de campo:”nós gostamos de ganhar dentro de campo e não com estas peripécias”. Confrontado com o motivo que pode ter levado o atleta portuense a ser expulso, Gabriel Oliveira lamenta que ”se brinque com o desporto universitário” e deixa uma curiosidade:”em 25 anos de andebol nunca vi uma coisa destas”, revela.


 


Na segunda meia-final os da Maia venceram a AACoimbra (31-38).



José Carlos Bragança



 


Dia 2



Andebol Masculino nas meias-finais

É uma rotina de vitória que alimenta a caminhada dos andebolistas da AAUMinho nos CNU’s 10. Os pupilos de Gabriel Oliveira garantiram a presença nas meias-finais onde vão defrontar os estudantes do AEFDEF do Porto (segundos classificados no grupo B).


A outra meia-final coloca frente-a-frente a equipa da AACoimbra (vencedores do grupo B) com os maiatos do AEISMAI (segundos no grupo A).


 


No segundo dia de competição os minhotos fecharam a fase de grupos com mais uma vitória, desta feita sobre os alunos da AEFCTecnologias de Lisboa (29-11).


A equipa do Minho terminou em primeiro lugar o grupo A com um registo inviolável: três jogos e três vitórias.


 


A competição avança e os minhotos estão cada vez mais próximos do ouro, coisa que aliás já quase faz parte da indumentária da equipa de andebol.


 


O capitão Nuno Pires ”Subtil” é o espelho da confiança e no final da fase de grupos diz que a equipa só conhece três objectivos:”vencer, vencer e vencer”. 



José Carlos Bragança






Dia 1



AAUMinho assina folha de candidatura ao ouro


”É no campo que se confirma o favoritismo”, diz o ditado, e a equipa de andebol masculino da AAUMinho confirmou essa máxima. Dois jogos e duas vitórias. Os minhotos são ao cabo da segunda jornada os líderes do grupo A.


No jogo de abertura (que reeditou-se a final do CNU do ano passado) os andebolistas da AAUMinho vencerem os estudantes do AEISMAI. Os maiatos bem tentaram contrariar as investidas dos minhotos, mas no final a supremacia ficou patente numa diferença de 10 golos (25-15).


No segundo jogo da tarde o técnico Gabriel Oliveira viu a equipa cilindrar os andebolistas transmontanos da AAUTAD com o placar a marcar no final uns expressivos 30-9.


Com as estas vitorias os do Minho têm já passaporte garantido para as meias-finais num percurso que para o treinador Gabriel Oliveira ”só pode terminar com a vitória final”. O técnico da AAUMinho revela que para já ”tudo corre dentro do previsto”, já que os do Minho estão nos CNU’s ”para ganhar”, solta.



José Carlos Bragança



(Pub. Abr/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *