“
O objectivo principal daquelas realizações é constituir um fórum, onde os avanços no desenvolvimento da rede de infra-estruturas, tecnologias e aplicações possam ser discutidas pelos principais intervenientes na Península Ibérica e na América Latina. Pretende-se desta forma impulsionar a construção de uma infra-estrutura Ibérica comum de e-Science e fomentar a cooperação nos domínios da computação em grid e da super-computação.
A organização deste evento em 2010, que decorre na Universidade do Minho, em Braga, entre os dias 24 e 28 Maio, é liderada pela Universidade do Minho em cooperação com a Universidade do Porto e o Centro de Supercomputación de Galicia (Santiago de Compostela). O programa inclui uma conferência internacional com várias Sessões Temáticas Paralelas, as II Jornadas de Supercomputação e um Tutorial de um dia com sessões de “hands-on”, para o treino no acesso a recursos HPC através da grid Portuguesa (INGRID) e Ibérica, incluindo recursos de visualização remota na Universidade do Texas, em Austin (EUA).
Sob o lema “Bridging the gap between European e-Science and Iberian America”, IBERGRID’2010 é uma excelente oportunidade para reunir uma comunidade alargada de académicos, investigadores, estudantes, especialistas da indústria e profissionais em todos os ramos do conhecimento que partilham uma necessidade comum em termos de recursos: de computação, de visualização e/ou de armazenamento.
Ministro Mariano Gago na sessão de abertura
A Conferência inicia no dia 24 à tarde com uma sessão de boas vindas, onde vão intervir António Cunha (Reitor da Universidade do Minho), Mariano Gago (Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), um representante do Ministério da Ciência e Inovação de Espanha, Mário Campolargo (Director de Tecnologias Emergentes e Infra-estruturas da DG INFSO, EU), Luís Magalhães (Presidente da Agência para a Sociedade do Conhecimento, UMIC) e Vicente Hernández (Coordenador Científico da Rede Espanhola de e-Ciencia).
Os dias seguintes incluem palestras de investigadores convidados nas sessões temáticas e a apresentação das comunicações científicas seleccionadas por uma comissão internacional de investigadores reputados. A 2 ª edição das Jornadas de Supercomputação está agendada para a tarde de quinta-feira, 27 de Maio, enquanto a sexta-feira, 28 de Maio, está reservada para acções de formação e actividades práticas e experimentais, com o apoio do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP, com o tema EGEE / INGRID), do Centro de Supercomputación de Galicia (CESGA, abordando o Superdome SMP) e do Texas Advanced Computing Center / Universidade de Texas em Austin (TACC/UTA, sobre o cluster GPU para Análise de Dados e Visualização Remota).
Mais informações em: http://www.ibergrid.eu/2010.
Contactos
Comissão organizadora:
Alberto Proença, Universidade do Minho
António Pina, Universidade do Minho
Javier Tobio, CESGA (Galiza)
Lígia Ribeiro, Universidade do Porto
Email: info2010@ibergrid.eu
(Pub. Mai/2010)
“