Publicado em Deixe um comentário

Cátedra Professor Carlos Lloyd Braga 2010

Para além da aula aberta, dirigida a toda a Universidade, a Cátedra inclui diversas palestras e um workshop sobre abordagens de I&D qualitativas.

 

A Cátedra Prof. Carlos Lloyd Braga representa uma homenagem à figura do patrono da Fundação e primeiro Reitor da Universidade do Minho, ao relevar o seu rico e multifacetado perfil sócio-cultural. É atribuída anualmente a uma individualidade nacional ou estrangeira de renome, mediante convite institucional com base num programa de actividades de natureza cultural e científica proposto por Escolas e/ou Centros de Investigação da Universidade do Minho. Um momento alto da Cátedra é a presente sessão pública de homenagem ao Prof. Carlos Lloyd Braga, na qual é proferida uma aula aberta sobre um tema de grande actualidade, dirigido a um público alargado.

 

Programa geral

 

9 de Junho, 14h30, Sala B1.10, Campus de Azurém, Guimarães

– Apresentação da Cátedra pelo Presidente da Fundação Carlos Lloyd Braga, Prof. Doutor Sérgio Machado dos Santos

– Apresentação do Prof. Doutor Michael Myers, pelo Prof. Doutor João Álvaro Carvalho, do Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da UMinho

– Intervenção do Reitor da UMinho, Prof. Doutor António Magalhães da Cunha

– Aula aberta “Understanding culture: the value of qualitative research”, pelo Prof. Michael Myers

 

11 de Junho, 14h*

– “Fashion waves in information systems research and practice”

RS1 – IS: seminário de investigação para estudantes de pós-graduação

(para estudantes do 1º ano de PhD; aberto à participação de outros doutorandos de Tecnologias e Sistemas de Informação, do Departamento de Sistemas da Informação e a convidados)

 

17, 18 e 19 de Junho, 9h-17h / 9h-17h / 9h-13h*

– “Qualitative Research Workshop”

(para estudantes do 1º ano de PhD; participação de outros doutorandos em Tecnologias e Sistemas de Informação e do Departamento de Sistemas da Informação dependente de disponibilidade, que pode ser solicitada para o email jac@dsi.uminho.pt)

 

25 de Junho, 14h*

– “Information Technology Offshoring:  A Postcolonial Perspective”

RS2 – IS: seminário de investigação para estudantes de pós-graduação

Sistemas de Informação, do Departamento de Sistemas da Informação e a convidados)

 

30 de Junho, 14h*

– “A set of principles for conducting and evaluating critical research in information systems”

Seminário do Departamento de Sistemas de Informação da UMinho

 

*As palestras e o workshop estão previstos para o Auditório do Departamento de Sistemas da Informação ou então, havendo mais de 40 inscritos, para um anfiteatro a definir, também no Campus de Azurém. O programa está sujeito a alterações, o que a verificar-se será oportunamente anunciado.

 

Resumo da aula aberta

 

“How can we better understand people and the social and cultural contexts within which they live? Michael Myers will suggest that one of the best ways is to use qualitative research. He will discuss the potential value of qualitative research and how it can help us to understand people, their motivations and actions, and the broader context within which they work and live. Although qualitative research methods were originally developed in the human and social sciences, over the past decade there has been a marked increase of interest in qualitative research in many other fields such as business and medicine.  He will discuss some of the advances that have been made in recent years, particularly in relation to the study of culture and the Internet.”

 

Nota Biográfica de Michael Myers

 

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Auckland, exerce a sua actividade académica na área dos Sistemas de Informação no Department of Information Systems and Operations Management da Business School da Universidade de Auckland, departamento que actualmente dirige. Foi presidente da AIS – Association for Information Systems e do WG 8.2 da IFIP, grupo de trabalho do TC 8 – Information Systems – que foca a atenção na interacção entre tecnologias e sistemas de informação e organizações. Os seus interesses de investigação incidem sobre os aspectos sociais e organizacionais das tecnologias de informação. É autor de um vasto conjunto de artigos em revistas científicas, tendo vários deles merecido a atribuição de prémios ou sido objecto de inúmeras citações.

 

Para além dos resultados dos seus trabalhos, destacou-se pela utilização de abordagens e métodos de investigação qualitativos, área de que é reconhecido especialista, tendo publicado recentemente um livro sobre o tema. É editor principal e membro do corpo editorial de várias revistas científicas e tem coordenado a organização de várias conferências da área dos sistemas de informação. Pela riqueza e qualidade do seu trabalho académico, e pela disponibilidade demonstrada em servir a sua profissão, o Professor Michael Myers é hoje um dos mais respeitados académicos da área, sendo frequentemente convidado por universidades do todo o mundo para diversos eventos e colaborações académicas.

 

Contactos

 

Fundação Carlos Lloyd Braga / Universidade do Minho

Tel.: 253601120

E-mail: sec@fclb.uminho.pt

Site: http://www.fclb.uminho.pt/

 

Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Departamento de Sistemas da Informação

Prof. João Álvaro Carvalho

Tel.: 253510304/ 319

Email: jac@dsi.uminho.pt

Maria João Teixeira (secretaria do DSI)

Email: mjlt@dsi.uminho.pt

(Pub. Jun/2010)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *