Publicado em Deixe um comentário

“Defender os interesses dos estudantes para que possamos ter uma Universidade ainda melhor”



 


Figura muito reconhecida no meio estudantil pelo seu constante suporte no desenvolvimento do desporto intra-muros, mais especificamente no futsal, António Paisana é também conhecimento pelo seu trato fácil e pela sua sempre pronta disponibilidade em dialogar com os alunos.


Licenciado (Birmingham) e Doutorado (Loughborough) em terras de Sua Majestade, Paisana chega à Universidade do Minho em 1988. Hoje, passados que estão 22 anos, este docente conta no seu trajecto académico com diversas posições de chefia, liderança e orientação, como são os cargos de Director de Curso (Eng. Produção) ou Vice-Presidente do Conselho de Cursos de Engenharia.


Na cerimónia que teve como palco o Salão Nobre da Reitoria, o novo Provedor do Estudante deixou bem vincado no seu discurso que o seu primeiro objectivo é a “divulgação do propósito do cargo”.


António Cunha, Reitor da UMinho, também partilha dessa opinião, afirmando que este deve dar “um enfoque claro às suas atribuições”.


Pela parte da AAUM, através do seu Presidente, Luís Rodrigues, o novo Provedor viu deu-lhe ser dado um voto de “total confiança” para que possa desempenhar na plenitude as suas funções.








Segundo os estatutos da UMinho, este cargo envolve as seguintes responsabilidades:


1. O Provedor do Estudante tem como função promover os direitos dos estudantes, recolhendo e tratando as reclamações apresentadas, arbitrando situações de conflito, produzindo recomendações internas e contribuindo para a qualidade do ambiente académico da Universidade;


2. O Provedor do Estudante é uma personalidade ligada ao meio académico, eleito por maioria absoluta no Conselho Geral, tendo por base propostas subscritas por um mínimo de 20% dos seus membros, incluindo necessariamente dois estudantes;


3. O Provedor do Estudante desenvolve a sua acção com total autonomia e independência relativamente aos órgãos da Universidade;


4. A Universidade deve garantir resposta em tempo oportuno e de modo adequado às solicitações do Provedor e ter em conta as suas recomendações.



Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt



(Pub. Jun/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *