Publicado em Deixe um comentário

UMinho Vice-Campeã da Europa!




 




 


A UMinho apresentou-se neste 5º Europeu Universitário como a universidade com o ranking mais elevado, fruto das suas excelentes prestações nos três europeus em que participou: foi Vice-Campeã em todos eles. Os minhotos não defraudaram as expectativas.


Colocada no Grupo B, a equipa de Gabriel Oliveira deixou bem claro dentro das quatro linhas que o estatuto de favorita não era por acaso. Logo no primeiro jogo, a UMinho ?cilindrou? a Universidade de Gronigem (Holanda) por 46-19. Seguiu-se a Universidade Europeia de Chipre (31-30), a Universidade de Strossmayera por 34-24 (Croácia).


No último jogo da fase de grupos, e no jogo que iria decidir que iria disputar a final (a organização optou por este quadro competitivo), os minhotos tiveram pela frente uma equipa germânica muito forte fisicamente. A Universidade de Colónia discutia também ela a vaga pela final e estiveram muito perto de o conseguir. Após a expulsão do guarda-redes principal da UMinho as coisas complicaram-se e foi através de muito sacrifício que se arrancou a ferros uma vitória por 29-28, e se garantiu dessa forma a presença na final.


A final iria ser um reencontro com a Universidade de Lyon, equipa que a UMinho tinha eliminado nas meias-finais do 1º Europeu organizado pela EUSA (European University Students Associaton).


Num embate em que tinha tudo para ser finalmente a consagração da UMinho como Campeã da Europa, a ausência do guarda-redes principal devido à expulsão no último jogo acabou por ser decisiva.


O resultado final viria a ficar por uns 33-30 favoráveis aos franceses que assim adiaram mais uma vez o sonho dos minhotos. A UMinho classificou-se assim pela quarta vez em 2º lugar em cinco edições de europeus universitários de andebol.






Texto: Nuno Gonçalves





(Pub. Jun/2010)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *