Publicado em Deixe um comentário

UMinho brilha no Mundial de Taekwondo







A Selecção Portuguesa que esteve presente no último Mundial Universitário de Taekwondo, na variante de combates, contou com a presença de quatro atletas da UMinho. Do lote de seis atletas escalonados para representar as cores nacionais, os minhotos eram aqueles onde recaiam as esperanças para a conquista de medalhas, sobretudo após as excelentes prestações no Europeu Universitário realizado na UMinho em Dezembro.


Ana Rita Lopes (-57kg) (Enfermagem), Rui Bragança (-58kg) (Medicina) – ambos Vice-Campeões Europeus Universitários – Eduardo Rodrigues (-74kg) e Nuno Costa (-63kg) – medalhas de bronze no Europeu – apresentavam-se então com legitimas aspirações na luta pelos lugares do pódio.


Rui Bragança foi o primeiro a entrar em acção, e teve azar no seu sorteio. No segundo combate do dia, e após ter derrotado um atleta de China Taipé medalhado em Mundiais Universitários, o futuro médico foi eliminado pelo actual Campeão do Mundo e da Europa Absoluto (e futuro Universitário), o espanhol Joel Gonzalez.








Ana Rita foi a segunda a entrar em prova e não consegui passar dos oitavos-de-final, tendo sido eliminada por uma adversária da China Taipé.


Eduardo Rodrigues viria a conquistar a primeira medalha na variante de combates após eliminar adversários da Grã-Bretanha e da Polónia, antes de ser eliminado nas meias-finais por um atleta Coreano.


Nuno Costa por sua vez, no caminho até às meias-finais, eliminou um atleta da Noruega e outro da Polónia. Nas meias-finais, e há semelhança do que havia sucedido com Eduardo, sucumbiu perante um Coreano. Este combate no entanto foi mais disputado, tendo apenas ficado decidido no terceiro round.




O balanço final deste Mundial é muito positivo, tendo a Selecção Nacional conquistado um total de quatro medalhas (duas na variante técnica e duas na variante de combates). A FADU (Federação Académica do Desporto Universitário) está de parabéns pela sua crescente aposta nestas participações internacionais em provas do calendário da FISU (Federação Internacional do Desporto Universitário).








A UMinho demonstrou mais uma vez que é a grande potência nacional do taekwondo universitário ao colocar quatro atletas na selecção. As duas medalhas conquistadas por atletas minhotos juntam-se às seis conquistadas no Europeu, o que perfaz um total de oito neste ano lectivo de 2009/2010.


 


Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves




(Pub. Jul/2010)”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *