Publicado em Deixe um comentário

Desporto “brilha” em noite quente









                                        Fotos disponiveis online na Galeria BIG



O calor que se fazia sentir convidava a uma noite de festa e entusiasmo com uma mistura de nervos envoltos no mistério que é característico destas cerimónias. Foi neste ambiente que se conheceram os vencedores do ”Podium 2010”. Cerca das 23h30, subiu ao palco o Coro Académico da Universidade do Minho, que entoando o Hino da UM deu inicio à atribuição dos prémios aos vencedores. Após a actuação, Tatiana Pereira e Daniel Silva iniciaram a apresentação da gala anunciando as categorias e os seus nomeados.



 


 


A festa do Desporto da Academia Minhota distinguiu atletas e técnicos num total de cinco categorias: Monitor do ano, Treinador do ano, Atleta Masculino do ano, Atleta Feminino do ano e Atleta Percurso Desportivo, com cinco nomeados para cada categoria. A escolha do vencedor coube a uma comissão constituída por oito elementos, e a eleição do galardoado fez-se mediante apreciação do currículo desportivo e académico, das prestações a nível desportivo à academia assim como análise das participações internacionais universitárias.


 


A cerimónia contou com a presença de diversos atletas e treinadores, mas também de dirigentes desportivos, responsáveis dos SASUM e da AAUM, representantes de outras instituições universitárias e desportivas, bem como organismos e associações nacionais, e como não podia deixar de ser contou ainda com as figuras de topo da Universidade, o Reitor daUMinho, Professor António Cunha, o Administrador dos SASUM, Eng. Carlos Silva, entre outros. Destaque ainda para a presença de uma convidada especial, a campeã olímpica de atletismo, Rosa Mota.




 




O primeiro ”Podium” da noite foi arrecadado por Pedro Soares, na categoria de Monitor do Ano, e foi entregue pelo Reitor António Cunha. Aluno de Engenharia Informática, o monitor e também atleta de Escalada, que arrecadou a medalha de prata no Campeonato Nacional Universitário 2010 (CNU’10), revelou que não esperava ser o vencedor do galardão, agradecendo os votos.


 


Seguiu-se a atribuição do ”Podium” ao Treinador do Ano. Pedro Palas foi o escolhido, tendo recebido o prémio das mãos do Professor José Mendes, Vice-reitor da UM. O treinador de futsal masculino alcançou com a equipa da UM o primeiro lugar do CNU’10, tendo quebrado um jejum de 15 anos. ”Este prémio é inteiramente para o grupo” começou por dizer Pedro Palas, referindo ainda que o prémio poderia ter sido entregue a qualquer outro dos treinadores nomeados, tendo em conta as classificações no CNU.




Na categoria de Atleta Masculino do ano, Eduardo Rodrigues foi o eleito. O Engenheiro Carlos Silva, Administrador dos SASUM subiu ao palco para entregar o ”Podium” ao atleta de Taekwondo que se sagrou este ano Campeão Nacional Universitário, na categoria -74kg, e mais tarde conquistou o bronze no campeonato europeu, assim como no mundial universitário da modalidade. O vencedor deixou uma palavra de agradecimento aos meus  treinadores, Joaquim Peixoto e Pedro Campaniço, e aos colegas de treino, referindo que ”sem eles, chegar aqui, teria sido mais difícil”.






 


A entrega do galardão seguinte coube a Luís Rodrigues, Presidente da AAUM. Sara Barata foi eleita Atleta Feminina do Ano. Aluna de educação básica, a jogadora de voleibol sagrou-se campeã nacional universitária e está seleccionada para representar a UMinho no Europeu Universitário que se realiza ainda este mês. Além do voleibol, a atleta alcançou ainda o 1º lugar no 1º Troféu Inter-Universitário Euro Regional de Barcos Dragão, que se realizou em Tui, em Maio passado. Sara dedicou o prémio à equipa e treinador (de voleibol) e agradeceu também à equipa de canoagem.


 


Por fim, Filomena Costa foi distinguida na categoria Atleta Percurso Desportivo, tendo recebido o ”Podium” das mãos de Rosa Mota. A enfermeira, praticante de atletismo, sagrou-se vice-campeã de corta-mato, em Março. Filomena, que foi galardoada em 2007 na categoria de atleta feminina do ano, agradeceu a todos que contribuíram e apoiaram o seu percurso, nomeadamente a treinadora.


 


Após as distinções, tomou a palavra o Eng. Carlos Silva, destacando a importância das parcerias existentes entre a UMinho e algumas instituições. Foi neste momento que se atribuiu a distinção especial à FADU, tendo o Presidente André Couto recebido também o Podium das mãos do Reitor da UM. Também a Sportzone e a Delta Cafés foram mencionadas e distinguidas pelo apoio que têm dado, nomeadamente no que ao desporto diz respeito.






 


Luís Rodrigues, Presidente da AAUM, expressou o orgulho que é organizar este evento em parceria com os SASUM. Referiu que este evento ”expressa bem a importância e reconhecimento que a AAUM dá à dedicação e esforço de um universo de estudantes”. O dirigente fez ainda referência a todo o esforço que se tem feito para que seja possível conciliar o percurso académico com o desportivo, e felicitou os campeões. 


 


A encerrar a cerimónia o Reitor expressou o orgulho nos feitos dos atletas, ”esta é a noite de homenagear os vencedores, de reconhecer o trabalho de todos os protagonistas, e é também noite de, do ponto de vista institucional, reafirmarmos e reiterarmos o nosso compromisso na continuação deste projecto”. O dirigente máximo da academia terminou o breve discurso, referindo que o seu agradecimento vai para todos os atletas, em especial para aqueles que conciliam o sucesso desportivo com o sucesso académico. 


 


Texto: Francisca Fidalgo



(Pub. Jul/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *