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Redes de ecrãs públicos poderão ser as novas redes sociais


Imagine-se uma loja de fruta que ao fim do dia decide lançar uma promoção de morangos. Recorrendo aos ecrãs públicos na vizinhança, divulga logo a promoção e possibilita, a quem estiver interessado, recolher um cupão electrónico que dá direito a desconto nos produtos. Imagine-se ainda um programa para incentivar as crianças a caminharem até à escola e para o qual foi desenvolvido um jogo, que faz com que, ao passarem pelos ecrãs públicos nesse percurso, surja um personagem dos desenhos animados que as saúda, actualizando-lhes o seu progresso e o dos colegas e permitindo-lhes também recolher pontos que podem ser trocados por pequenos prémios. Estes cenários poderão ser realidade num futuro próximo com o projecto PD-Net, que envolve o Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e é financiado pela Comissão Europeia.

 

O projecto visa transformar os ecrãs públicos e os serviços a ele associados num novo meio de comunicação, susceptível de ter um impacto semelhante ao das redes sociais. As redes de ecrãs públicos estão num estado semelhante ao das redes de computadores antes do aparecimento da Internet, em que havia ilhas de serviços e conectividade, sem qualquer interligação. O PD-Net pretende desenvolver as tecnologias necessárias para reforçar a emergência de redes abertas de ecrãs públicos, em que grandes quantidades de ecrãs de características díspares e geridos por muitas entidades formem um todo integrado, no qual possa ser suportada uma vasta gama de serviços inovadores e livre à execução de aplicações.

 

A sua concretização, segundo o professor Rui José, do DSI, ?tem um potencial gigantesco para transformar radicalmente a forma como pensamos na apresentação de informação em espaços públicos e gerar um poderoso novo meio de comunicação global mas, ao mesmo tempo, fortemente baseado na comunicação de proximidade?. A informação deixa de ser criada centralmente e ?empurrada? para as pessoas que passam pelo ecrã, para passarem a ser as pessoas a apropriar-se das funcionalidades dos ecrãs como forma de expressão e interacção social. Esta interacção visa ser tão simples ?como enviar um SMS por telemóvel ou um post no Facebook?.

 

O PD-Net está orçado em 1,44 milhões de euros, sendo financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa FET-Open (Future Emerging Technologies), vocacionado para a criação de tecnologias visionárias com potencial económico. O projecto iniciou em Maio de 2010 e vai ser desenvolvido até Setembro de 2012 por um consórcio internacional coordenado pela Universidade de Lancaster (Reino Unido) e que inclui as universidades do Minho, Duisburg-Essen (Alemanha) e Lugano (Suíça). Está a ser formada uma comissão consultiva de acompanhamento, para juntar várias empresas de toda a Europa com vista a assegurar boa articulação com os sectores de mercado mais relevantes. Em Portugal vão ser instalados protótipos de ecrãs públicos, para a utilização experimental de alguns conceitos em estudo. A selecção de locais já começou e em Setembro arrancam as primeiras experiências, que deverão explorar a utilização do Facebook para publicitar conteúdos em ecrãs de locais comuns.

 

Mais informações em: http://ubicomp.algoritmi.uminho.pt/pd-net.


Contactos

 

Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Departamento de Sistemas de Informação

Prof. Rui José

Tel.: 253510307

Email: rui@dsi.uminho.pt

(Pub. Ago/2010)


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