Publicado em Deixe um comentário

AAUMinho homenageada na Gala da FADU



 





Delegação AAUMinho 




Nesta III edição da Gala da FADU (Federação Académica do Desporto Universitário), o Casino da Figueira da Foz foi pequeno para tanta excelência e “glamour”. Foram cerca de 300 atletas e mais algumas dezenas de distintos convidados, entre os quais destacamos o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura e o Presidente do Instituto do Desporto, Luis Sardinha, que fizeram questão de desfilar pela “red carpet” desta ilustre casa de espectáculos ao sabor dos flashes dos inúmeros “papparazis” presentes.


 


Após o jantar “gourmet” com que foram presenteados todos os convidados, deu-se inicio à cerimónia oficial de prémios e distinções. Os atletas e técnicos de taekwondo da AAUMinho foram os primeiros a serem chamados ao palco para receber os prémios de homenagem devido à sua excelente performance no Europeu Universitário. A estes seguiram-se os seus colegas minhotos do Futsal e Andebol masculinos.


 





Fernando Parente (FISU) e Luis Sardinha (Governo Português)



O momento seguinte teve ainda mais alguns elementos da UMinho em plano de destaque. Pedro Dias e Fernando Parente, responsáveis pelo desporto da universidade minhota, enquanto altos dignitários da FISU (Federação Internacional do Desporto Universitário) entregaram duas distinções especiais, uma à FADU e outra ao Governo Português, pelo importante papel que ambos tiveram no desenvolvimento do desporto universitário em Portugal.


 


Pedro Dias viria a ter mais um momento de grande protagonismo ao no seu discurso deixar um repto a Portugal e à FADU: a organização de uma Universiada.









Pedro Dias (FISU) 




O membro do Comité Executivo da FISU relembrou o cancelamento da organização da Universiada de 1969 por parte do governo português, afirmando que uma organização destas “poderá ser um projecto de longo termo, se encarado como um projecto nacional, integrado num plano de qualificação e desenvolvimento desportivo para Portugal.A dimensão que encerra este evento e os meios necessário para o tornar exequível, são compatíveis com a dimensão e possibilidades de Portugal.”


 


Posto isto, procedeu-se ao momento mais alto da noite: a entrega dos galardões para Melhor Treinador, Melhor Atleta Masculino, Melhor Atleta Feminino, Melhor Equipa Masculina e Melhor Equipa Feminina.


 


A Académica viria a ser a grande vencedora da noite ao arrebatar quatro em cinco possíveis galardões. O único que fugiu aos de Coimbra foi na categoria de Atleta Feminina do Ano, que foi entregue, e muito justamente, à atleta do IPP, Sara Moreira (Campeã Mundial Universitária de Corta-Mato).




Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *