Publicado em Deixe um comentário

UMinho apresentada aos alunos dos PALOP





 

O evento organizado pela AAUM contou com a presença do Vice-Reitor Rui Vieira de Castro, Pompeu Martins – Agência Nacional Juventude em Acção, da Vice-Presidente do Departamento Pedagógico da AAUM e do represente dos PALOP na AAUM, que frente a uma plateia de dezenas de estudantes fizeram a apresentação da Academia e de tudo o que estes alunos podem aproveitar durante a sua permanência na Academia e no nosso país.


 


Tendo como objectivo apresentar a academia aos novos alunos dos PALOP e promover o convívio entre estes e os alunos que já estudam na UMinho, as actividades decorreram durante todo o dia. 






 


Na sessão de boas vindas, o Vice-reitor Rui Vieira de Castro fez as “honras da casa” e desvendou tudo o que a UMinho tem para oferecer a estes alunos, desde infra-estruturas a serviços, passando por políticas e projectos, bem como entretenimento. Os novos alunos PALOP ouviram ainda de Vieira de Castro a afirmação de que a Academia estará sempre aberta e disponível para ouvir as suas sugestões e problemas. “Espero que a UMinho vá de encontro às vossas expectativas e se sintam satisfeitos com a escolha que fizeram”, referiu o Vice-reitor.


 


Estes novos alunos ficaram a conhecer melhor as oportunidades que a Universidade, a cidade de Braga e a ?sua? Associação Académica têm para lhe oferecer.


 


Pompeu Martins, Director da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção, convidado para esta sessão, pretendeu na sua intervenção a promoção da cidadania, “abrir” os olhos a estes jovens para que a sua estadia no nosso país vá mais além do adquirir conhecimentos académicos, incentivando-os a participarem em organizações, associações de cariz internacional, que aproveitem, e através de programas existentes, viagem pela Europa, que criem competências, não só no domínio do multilinguismo, mas no “desenvolvimento pessoal e social”. O Director da Agência alertou-os ainda para programas de voluntariado europeu, onde estes jovens para além de “uma nova língua, adquirem experiência em contexto europeu”.


 






As solicitações a estes jovens foram muitas, as quais provocaram muita curiosidade: desde como integrar alguns programas ou associações, como conseguir viajar para outros países europeus, questões que foram sendo clarificadas pelos intervenientes na sessão e por alguns colegas que por já cá estarem à mais tempo já passaram por algumas experiências.


 


De tarde, os alunos foram ainda recebidos pelos representantes das embaixadas dos respectivos países, onde poderão trocar informações sobre oportunidades de trabalho existentes nos seus países de origem. À noite o convívio foi no BA.


 


Texto: Ana Marques

anac@sas.uminho.pt



Fotografia: Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *