Publicado em Deixe um comentário

João Sousa, o campeão de elite



   


 


 


“Adrenalina, técnica e concentração” é como o atleta define a modalidade que pratica desde os seis anos de idade.


 


Sendo este um prémio que vai ficar na história, João afirma que é “uma sensação indescritível” e que se sente “muito feliz” pois este é o resultado de muito treino e dedicação. Segundo o atleta, a concorrência era muito forte, mas neste tipo de campeonato vence “quem conseguir lidar melhor com a pressão e optar pelas melhores estratégias”.


 


Desde cedo que esta modalidade faz parte da sua vida; desde os nove anos de idade que participa em competições e já lá vão 14 sempre a competir.






 


Em conversa como o UMdicas, João declara que o gosto surgiu através do seu pai que tinha uma moto de Trial e como o actual atleta era demasiado novo para as motas, o seu progenitor ofereceu-lhe uma bicicleta de Trial para que pudesse aprender a equilibrar-se em cima das duas rodas. No entanto o gosto pelas bicicletas cresceu mais do que o das motas e tomou dimensões de uma paixão. Agora, vive intensamente este desporto tendo já objectivos bem definidos para a próxima temporada: “revalidar o título de Campeão Nacional, vencer a Taça de Portugal e conquistar novamente o Troféu Urbano de Trial Bike”.


 


A par do Trial Bike, João integra o grupo do Rancho Folclórico da Universidade do Minho. “Entrei através do meu grupo de amigos de Economia e mantenho-me até hoje, porque sinto que é uma forma de estar ligado à UMinho mesmo quando terminar o meu curso”. O jovem atesta que conciliar estas duas “modalidades” exige muita ginástica na sua agenda e muita boa vontade.



Texto: Isabel Ferreira





(Pub. Nov/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *