Publicado em Deixe um comentário

UMinho faz “bis” de Mundiais em 2012





 



Sucesso após sucesso na organização de grandes eventos desportivos universitários, quer a nível europeu (Voleibol 2004/ Basquetebol 2006/ Taekwondo 2009), quer a nível mundial (Futsal 1998 /Badminton 2008), a UMinho viu mais uma vez reconhecida a excelência da sua capacidade de trabalho e engenho ao lhe ser atribuída a organização do Campeonato do Mundo de Futsal Universitário de 2012.


 


Curiosamente, foi em 1998 com a organização de um Campeonato do Mundo da mesma especialidade, que a UMinho deu entrada nos palcos dos grandes eventos desportivos internacionais.


 


A FISU posteriormente viria a reconhecer a organização do Mundial de Futsal 98 como a melhor de um mundial desta modalidade… reconhecimento esse que se viria a repetir 10 anos mais tarde aquando da organização do Mundial de Badminton (evento que foi reconhecido pelo Estado Português como sendo de interesse público)


 


Esta candidatura que já havia sido submetida pela FADU (convém recordar que é esta Federação a entidade responsável pela organização do evento)  no inicio do mês de Novembro, teve hoje em Bruxelas (Bélgica) o seu ” Dia D”. Perante o Comité Executivo da FISU, a comitiva portuguesa composta pelo Prof. João Roquette, Presidente do Estádio Universitário de Lisboa em representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bruno Barracosa, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Prof. José Mendes, Vice-reitor da UMinho, Dr. Victor Sousa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Eng. Carlos Silva, Administrador dos SASUM, Luís Rodrigues, Presidente da AAUM e Dr. Fernando Parente, Director do DDC dos SASUM, demonstrou o porquê da escolha do dossier de Portugal ser a mais acertada.






 


José Mendes, Vice-Reitor da UMinho para a Inovação e Empreendedorismo com a responsabilidade pelo Desporto Universitário, teve papel destaque na apresentação da candidatura lusitana colocando na mesa trunfos de peso, como os apoios do Governo, do Comité Olímpico, da Federação Portuguesa de Futebol, da Câmara Municipal de Braga e da RTP.


 


No final da apresentação, e em breves declarações ao Gabinete de Comunicação Informação e Imagem da UMinho, o Vice-Reitor afirmou que este evento colocará a UMinho mais uma vez “na rota dos grandes eventos”. Segundo o mesmo, o Mundial virá reforçar também o programa da Capital Europeia da Juventude 2012.


 

O Administrador dos SASUM, Carlos Silva, garante que esta organização entre a UMinho e a AAUMinho em será mais um sucesso representativo do trabalho conjunto entre ambas. O homem forte da Acção Social minhota quando questionado se a aposta dos Serviços no desporto é uma aposta ganha respondeu:



” A Universidade do Minho sempre fez uma forte aposta no Desporto, quer de recreação quer de competição, no entanto só estarmos satisfeitos quanto 100% da comunidade praticar desporto de forma regular. No entanto sem dúvida que estamos no caminho correcto.”


 


Convém recordar também que este Mundial é visto pela FIFA como uma competição de alto rendimento.


 


Texto: Nuno Gonçalves





(Pub. Nov/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *