Publicado em Deixe um comentário

Os Titãs da UMinho









 


A cidade de Évora vai ficar para sempre ligada à história do taekwondo da AAUMinho. Em  2004, no primeiro Campeonato Nacional Universitário da modalidade, Karina Reis (ex-aluna da Licenciatura em Quimica) conquistou a primeira medalha (ouro) para os minhotos. Volvidos seis anos, a cidade onde em tempos os Romanos veneraram os seus Deuses, viu os Titãs da AAUMinho deixarem também as suas marcas na história… 18 marcas para ser mais exacto. 





No masculino, Sérgio Areias (-54kg/Mest. Eng. Informática), Rui Bragança (-58kg/Medicina), Nuno Costa (-63kg/Arquitectura), Eduardo Rodrigues (-74kg/Eng. Gestão Industrial) e Miguel Rodrigues (-80kg/Eng. Gestão Industrial) conquistaram o tão almejado ouro.





Muito perto de o conseguirem estiveram também os seus colegas de equipa, Pedro Póvoa (-58kg/Psicologia), Rui Tiago Silva (-74kg/Sociologia) e Tiago Sá (Eng. Informática) que conquistaram todos eles a medalha de prata.





Joel Monteiro (Kups singular/Medicina), Pedro Ribeiro (-74kg/Eng. Civil), Nelson Ribeiro (-80kg/Eng. Civil), Joel Monteiro (-87kg/Medicina), Tiago Coelho (+87kg/TSI) e Marcos Andrade (+87kg/Eng. Informática) completam o quadro dos medalhados ao arrebatarem o bronze.





No feminino, as três atletas minhotas em prova conquistaram todas elas medalhas. Ana Coelho (Eng. Biomédica), Ana Rita Lopes (-57kg/Enfermagem) subiram ao degrau mais alto do pódio enquanto que Mariana Pinto (-53kg/Relações Internacionais) alcançou a prata.





Fruto destas brilhantes prestações individuais, a AAUMinho (50 Pontos) venceu este CNU no colectivo, relegando para o segundo lugar a UPorto (43 Pontos) e a AEFMH (34 Pontos) (Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana) para terceiro.





Numa prova que contou com quase uma centena de atletas inscritos, há destacar os seguintes factos da AAUMinho:






  • Os seus atletas estiveram presentes em oito das 12 finais disputadas
  • Sete deles venceram nas finais.
  • Três dessas finais foram entre atletas seus
  • A final dos -58kg foi uma re-edição do Europeu Universitário de 2009, só que desta vez Rui Bragança venceu Pedro Póvoa (19-18).
  • Eduardo Rodrigues sagrou-se Tri-Campeão Nacional Universitário
  • Ana Coelho e Miguel Rodrigues sagraram-se campeões no seu ano de “caloiros”
  • Na categoria de -74kg academia minhota fez o pleno: ouro, prata e bronze





Para o técnico da AAUMinho, Hugo Serrão, esta foi “a vitória de uma equipa, de um grupo de jovens estudantes que dedica grande parte do seu tempo para praticar um desporto. Conciliando os estudos e os treinos. Trabalhando para atingir objectivos de elevado grau de dificuldade. Uma equipa perseverante, dedicada, unida e coesa. Com grande capacidade de trabalho e de sacrifício. Uma equipa que exemplifica o melhor que se faz na nossa universidade e nossa região, o Minho.”





A grande meta agora passa a ser o Campeonato Europeu Universitário, que se vai realizar em Sofia (Bulgaria), e onde os Titãs da UMinho serão uma das equipas com fortes aspirações à conquista do titulo europeu.





Texto: Nuno Gonçalves





(Pub. Dez/2010)



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *