Publicado em Deixe um comentário

Semana do Voluntariado: 40 vestiram a camisola



 




A vice-presidente do departamento social da AAUM não duvida que “são estas as incitativas que rompem a fama de que a Associação só organiza festas. Nem a maior festa – Enterro da Gata – é só festa. A AAUM também tem responsabilidade social”.




Através das parcerias com o Banco Local de Voluntariado e da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, o objectivo da Semana do Voluntariado era transmitir responsabilidade social e fazer com que os alunos universitários tivessem a consciência que o voluntariado e a ajuda ao próximo são importantes.




O Reitor da Universidade esteve presente na sessão de abertura, pelas 10h30 da passada segunda-feira, um dia dedicado a sessões de informação acerca da temática. António Cunha citou o provérbio chinês “Quem dá flores fica com o perfume nas mãos” para expressar o significado do que é ser voluntário. O presidente da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e a Vereadora da Câmara Municipal de Braga, Palmira Maciel, também marcaram presença na sessão de abertura.




Ainda na segunda-feira as sessões de “mostra de projectos de voluntariado” e “voluntariado universitário” puderam permitir que várias instituições e voluntários dessem o seu testemunho e explicassem perante a plateia o seu trabalho.








Durante a semana o responsável pela Juventude da Cruz Vermelha, instituição que mais acolheu os universitários inscritos, contactou-os para que fossem acolhidos na instituição e para experimentarem o Voluntariado. Desde embrulhos de presentes, festa de natal com crianças desfavorecidas, inclusão digital das mesmas, apoio escolar, prevenção de consumo de substancias e promoção de uma alimentação saudável, entre outras opções que estavam disponíveis para quem quisesse ajudar quem mais precisa.




Andreia Ferreira, 21 anos, inscreveu-se porque há muito tempo que estava interessada em fazer voluntariado e esta foi a oportunidade. A aluna de Mestrado em Bioinformática começou na terça-feira com a triagem de roupa na loja social mas aguarda outra oportunidade : “Não era bem isto que eu queria fazer, preferia trabalhar com crianças, mas é sempre bom experimentar um pouco de tudo para saber o que gosto e o que não gosto”.




Pelo contrário Yolanda Franco, aluna do 2º ano de Línguas Aplicadas gostou da experiencia na triagem de roupa já que assim não tem contacto directo com as pessoas: “Estou a ajudar na mesma, pode ser considerado um trabalho menor mas senti-me uma cidadã melhor porque fiz algo por alguém”. 




A Semana do Voluntariado acabou em grande no Sábado com a Gala “Pintar o Mundo Melhor” onde foi entregue à Cruz Vermelha Portuguesa um cheque simbólico de sete mil euros, verbas adquiridas através do leilão que foi realizado com as 13 telas pintadas pelos artistas que passaram pelo palco do Enterro da Gata 2010.


 


Texto e Fotografia: Laura Camacho





(Pub. Jan/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *