Publicado em Deixe um comentário

Acesso à Internet nas Residências através de PLC´s

Foi alargada a possibilidade de alguns  alunos poderem usufruírem de acesso à rede de dados nos quartos, através da rede de energia eléctrica, usando PLC´s (Power Line Communications).

 

Esta infra-estrutura é limitada por edifício ao número de equipamentos visto que são necessários equipamentos complementares para a sua ligação na rede eléctrica o que nesta fase ainda têm custos elevados.
Neste momento estão apenas disponíveis cerca de 14 ou 15 PLC´s por cada edifício/infra-estrutura de rede eléctrica. No entanto, no caso a tecnologia se torne mais acessível os Serviços de Acção Social (SAS) estarão disponíveis para um alargamento da oferta.

 

Como se processa a atribuição dos PLC’s

 

Nesta fase só podem ter acesso ao PLC´s os residentes que tiverem equipamentos nas residências e é limitado a um por quarto, o período de utilização é limitado a um semestre, sendo que a utilização num semestre não permite a utilização no semestre seguinte, a não ser que não existam outros interessados.
As datas para entrega e levantamento dos equipamentos são de Outubro a final de Fevereiro e de Março a final de Julho.

 

De modo a responsabilizar os utilizadores foi fixada uma caução de 50 euros, obrigatoriamente em cheque, endereçado aos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho, que ficará anexo ao processo e que será devolvido ao aluno após a entrega do PLC. No final do Semestre o equipamento terá de ser necessariamente entregue, sob pena do depósito do cheque (o que não invalida a entrega do equipamento).

 

 As listas de distribuição dos PLC´s são elaboradas pelas Comissões de Residentes, devidamente assinadas, afixadas nos locais próprios e entregues nos seguintes locais onde se efectua o levantamento do equipamento – PLC.

Os equipamentos podem ser levantados a partir do dia 16 de Maio para as residências que já entregaram a lista de distribuição dos Residentes e cada elemento terá de preencher o documento do anexo I.

 

Nas residências de Sta Tecla e Lloyd Braga o levantamento do equipamento é em Sta Tecla no Gabinete de Apoio do GA, através do Eng. Óscar Melo. Na residência de Azurém e Combatentes o levantamento do equipamento é nos SAS, situado nas Residências Universitárias em Azurém no Gabinete de Apoio do GA, através do Dr. José Luís Proença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *