Publicado em Deixe um comentário

Porque a ligação à Universidade é para toda a vida

O programa iniciou-se com o Tradicional Troféu de Karting da AAEUM, no Kartódromo de Palmeira, que decorreu num clima de boa disposição e que, uma vez mais, permitiu que muitos experimentassem conduzir em Kart pela primeira vez.

 

Pelas 17h, iniciaram-se as iniciativas previstas para o Pavilhão Desportivo Universitário do Campus de Gualtar, nas modalidades colectivas em que a AAEUM tem equipas a praticar com regularidade. Depois do tradicional jogo de Futsal AAEUMxAAUM, foi apresentada a equipa de Basquetebol da AAEUM.
Para os antigos estudantes, os resultados foram melhores no Futsal do que no Basquetebol, mas como os próprios reconhecem “isto de correr atrás de quem tem menos 15 anos, não é fácil”. Esquecido o pormenor do resultado, ficou a vontade de continuar a descobrir os antigos alunos que já praticaram Basquetebol para os desafiar a aparecer. Este ano, a Parede de Escalada esteve disponível para todos aqueles que quiserem experimentar esta modalidade, assim como também foi inserida nesta comemoração a actividade de Volei de Praia.

 

Às actividades desportivas seguiu-se o Jantar do Antigo Estudante com a presença do Reitor da Universidade do Minho, Professor Doutor António Guimarães Rodrigues.
Este jantar, que decorreu pelo segundo ano consecutivo em pleno “Gatódromo” com lotação esgotada, finalizou com uma actuação do grupo “Bomboémia”.
No final, o Reitor da Universidade do Minho dirigiu algumas palavras aos presentes, realçando a importância da manutenção da ligação dos antigos estudantes com a universidade.

 

Este ano a celebração do DAE contou com a participação de 110 antigos estudantes, 8 equipas inscritas no Karting e com a inserção de uma secretaria móvel da AAEUM, que esteve em todas as actividades do dia, recebendo inscrições de novos sócios e prestando informações, associaram-se à AAEUM 11 novos sócios.

 

O que é o DAE?

O Dia do Antigo Estudante (DAE) é uma organização da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho (AAEUM) e consiste na promoção do convívio entre os seus associados. O DAE é propositadamente organizado para toda a Comunidade Universitária, permitindo a participação de alunos, docentes e funcionários nas diversas actividades. O DAE não é uma actividade fechada sobre si própria, pois entende-se que a troca de experiências com o meio académico envolvente promove um melhor conhecimento da Universidade actual.

 

A passagem pela Universidade é muito mais do que a formação científica e cultural. É muito mais do que a aquisição de competências para o exercício de uma profissão. É um período de crescimento e de valorização pessoal, ao longo do qual estabelecemos uma rede de cumplicidades. Por razões várias, denota-se depois alguma dificuldade em mantê-las como seria desejável.

 

O DAE é sem qualquer dúvida, uma porta que abre a possibilidade de manter viva uma ligação que se quer para toda a vida. Desde há algum tempo, tem sido possível fazer coincidir a comemoração do DAE com o primeiro dia das festividades do “Enterro da Gata”. Esta feliz coincidência resulta das boas relações institucionais entre a AAEUM e a AAUM e permite que o antigo estudante possa participar na maior festa da sua academia. De facto, a realização de actividades de carácter lúdico que permitissem o reencontro de antigos colegas, foi desde sempre uma das preocupações da AAEUM.

 

Ana Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *