Publicado em Deixe um comentário

Universidade do Minho, uma academia de olhos postos no desporto

Decorreu ontem, dia 29 de Junho, na Universidade do Minho (U.M.) a Sessão de Apresentação do TUTORUM- Programa de Apoio Tutorial aos Estudantes Atletas de Alta Competição da Universidade do Minho, à qual se seguiu a V edição da Gala do Desporto, cerimónia que distinguiu os alunos e técnicos que alcançaram um desempenho desportivo de elevado registo na época desportiva de 2004/2005.

 

Com a Conferência de Imprensa a ter início pelas 19:30, estiveram incumbidos da apresentação do TUTORUM, o Reitor da U.M. Prof. António Guimarães Rodrigues, o Administrador dos Serviços de Acção Social, Eng.º Carlos Silva, e o Presidente da Associação Académica da U.M., Roque Teixeira.

Nesta apresentação, podemos ouvir que com esta iniciativa a U.M. visa formalizar o reconhecimento à cultura de exigência que é o alto rendimento desportivo, por isso o programa surge como uma medida de apoio específica, já que os Atletas de Alto Rendimento têm particulares exigências na sua preparação.

 

Este ano o grupo de estudantes abrangidos serão 20, os quais terão o apoio e um tutor (docente responsável pelo seu acompanhamento), que os auxiliará na resolução de problemas motivados pela participação em competições, estágios, treinos, de forma que estes estudantes possam conciliar a actividade académica com a exigente prática desportiva de alta competição, poderão contar também com o apoio da Reitoria, Presidentes dos Conselhos de Cursos, Conselho Académico e Serviços Académicos e Serviços de Acção Social, para que os atletas consigam compatibilizar o seu plano de estudos com o exigente calendário de treinos e competições oficiais. Como nos disse o Sr. Reitor ”queremos bons atletas, mas também queremos que tirem boas notas”.

 

A Universidade do Minho é uma academia que tem vindo a demonstrar a sua pro-actividade em várias áreas, e demonstrou isso uma vez mais com a aprovação do TUTORUM, um programa pioneiro em Portugal que vem dar resposta a uma necessidade latente que tem sido referenciada assiduamente pelo Comité Olímpico de Portugal, Federações Desportivas e Associação Portuguesa de Atletas Olímpicos.

 

Posteriormente à apresentação do TUTORUM, e pelas 20:30 decorreu a recepção aos convidados para a Gala do Desporto 05, gala esta que é já uma tradição na U.M. e que tem por objectivo premiar todos aqueles que se destacam no panorama desportivo da academia minhota. Foi a pensar neles, e em todos aqueles que criam as condições para o sucesso desportivo dos alunos (técnicos, dirigentes, monitores, etc.) que a Universidade do Minho levou a cabo mais uma vez este evento, este ano ainda com mais ímpeto, pois a U.M. voltou à liderança do Ranking Nacional Universitário Desportivo, com 47 medalhas (13 de Ouro, 18 de Prata e 16 de Bronze), constituindo-se como a Universidade mais premiada nos Campeonatos Nacionais Universitários, em modalidades colectivas, individuais, bem como a nível das Associações Académicas.

 

Pelas 22h30 decorreu a Cerimónia de Apresentação dos Candidatos aos Galardões, que foram não com cinco, mas seis categorias, pois houve também uma Distinção Honrosa.

 

Os vencedores foram, na categoria de Monitor do Ano, João Chaves, aluno do 3º ano do Curso de Sociologia e monitor de Basquetebol, na categoria de Treinador do Ano, Jorge Martins, Técnico de Escalada, como Atleta Percurso Desportivo a premiada foi Emília Martinho, Licenciada em Gestão, a triunfante na categoria de Atleta Feminino do Ano foi Liliana Correia, aluna do 5º ano de Economia, o vencedor na categoria de Atleta Masculino do Ano, foi Hugo Moisés, aluno do 5º ano do curso de Engenharia de Sistemas e Informática. O conquistador da nova categoria inserida este ano na Gala, a Distinção Honrosa, foi Pedro Dias, licenciando em Administração Pública na Universidade do Minho, Membro do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Membro do Painel de Delegados de Futsal da UEFA, entre outras, uma das figuras mais importantes do panorama desportivo da U.M, um impulsionador e um dos grandes obreiros da grande expansão de que tem sido alvo o desporto na nossa academia.

 

Pelas 00h00 deu-se o encerramento, onde toda a organização foi felicitada pelo grande que foi a V Gala do Desporto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *