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“Papa-Léguas” iniciou a sua aventura em França

Pela primeira vez a Universidade do Minho esteve representada neste evento, em que todas as equipas presentes eram provenientes de várias instituições do Ensino Superior ou Secundário um pouco por toda a Europa.

 

O veículo desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da UM, e sob a orientação dos Professores Heitor Almeida e Jorge Martins, teria então o seu baptismo de fogo nesta já conceituada prova internacional.

Depois de uma longa viagem de 1200km, eis que finalmente a equipa composta pelos elementos do DEM, Doutor Paulo Flores e o Técnico Júlio Caldas, e pelos alunos Eduardo Pereira, Jorge Wilson e Marta Mendes, chega ao circuito de Nogaro.

 

No primeiro dia, todo o trabalho desenvolvido foi no âmbito da montagem do veículo para que este estivesse pronto para passar nas verificações técnicas do dia seguinte.

Com o carro (que foi baptizado ”Papa-Léguas”) pronto, e depois de ter passado nas verificações técnicas, eis que surge um imprevisto de última hora. Depois de ter sido testado com sucesso antes da partida, o motor recusava-se a pegar. Com toda a equipa a fazer um esforço sobre-humano para solucionar o problema, chegou-se à conclusão que se tratava da avaria de um componente electrónico, componente esse para o qual não tínhamos substituto.

 

Com a frustração espelhada no rosto, e com o aluno Eduardo Pereira e o resto da equipa a tentar fazer os possíveis e impossíveis para superar este obstáculo, restou-nos o regresso a casa com um sentimento de injustiça face a todo o esforço e trabalho postos no ”Papa-Léguas”.

 

Mais tarde, e já durante o corrente mês de Julho, o ”Papa-Léguas” foi levado para testes no autódromo Vasco Sameiro em Braga, onde viria a realizar um consumo de 1L por cada 533 km percorridos na sua primeira saída!

 

O ”Papa-Léguas” que com os seus 60 cm de altura, 80 cm de largura e 3 m de comprimento, chassis autoportante em fibra de carbono, e estando ainda numa fase de desenvolvimento, já consegue fazer esta respeitável distância. Futuramente, e com o evoluir do projecto em que serão desenvolvidos vários aspectos técnicos, como o desenvolvimento do motor e o desenvolvimento de um outro sistema de injecção e de ignição, terá como objectivo a marca dos 1000km/litro!

 

Este projecto que foi desenvolvido ao longo de vários anos, tem qualquer coisa como 3000 horas de trabalho, fruto da dedicação de toda a equipa que nele sempre acreditou e nunca desistiu. Apesar da construção da estrutura do veículo ter sido apoiada pelas Oficinas Gerais da UM e de o motor ter sido oferecido por o aluno Eduardo Pereira, este projecto teve até há data um custo na ordem dos 5000 euros!

 

Com os objectivos de envolver a comunidade académica e alunos de Engenharia Mecânica no projecto, bem como o pôr o ”Papa-Léguas” a fazer boas marcas em pista, podemos afirmar que este é mais um exemplo de um projecto de sucesso ”Made in Universidade do Minho”!

 

Nuno Gonçalves

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