Publicado em Deixe um comentário

Basquetebol feminino prepara Campeonato Europeu Universitário

Foi frente ao Coimbrões num jogo de apresentação que serviu também para avaliação individual e colectiva do plantel por parte do seu treinador Alexandre Oliveira.

Este jogo disputado no passado domingo no Complexo Desportivo da UMinho terminou com um 35-82 para o Coimbrões, mas que não pode ser considerado como um mau resultado para as atletas da UMinho frente a uma equipa da 1ª Divisão Nacional. Como nos disse o treinador da UMinho ”o resultado era o menos importante, o objectivo era rodar as atletas e logicamente a consistência não poderia ser mantida. Este jogo serviu apenas para demonstrar a necessidade de melhorar em alguns aspectos, nomeadamente na postura e ritmo competitivo das atletas”.

Nesta nova época que agora se inicia, a qual vai exigir muito trabalho e dedicação a estas atletas, com duas grandes competições como, os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) e Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol (C.E.U.B). Neste sentido a AAUMinho e o Departamento de Desporto e Cultura (DDC), dos Serviços de Acção Social da UMinho, responsável pelo desporto na UM, numa postura de pró-actividade conseguiu este ano algumas melhorias para esta equipa, sobretudo a nível das condições de treinos e jogos, assim como o apoio logístico inerente a uma equipa sénior.

As novidades a nível das atletas não são muitas, fazem parte da equipa da UMinho, Ana Silva do curso de Português/Inglês, Elsa Lima de Química Aplicada, Joana Sousa de Direito, Eva Rocha de Geografia e Planeamento, Marlene Gonçalves de Psicologia, Michele Pinto de Direito, Isabel Martins de Medicina, Luísa Azevedo de Medicina, Sofia Silva de Educação de Infância, Sónia Mendes de Comunicação Social, Filipa Azevedo de Administração Pública, Cátia Prata de Biomédica, Glória Okochoa de Português/Inglês, Olga Gonçalves de Enfermagem e Marilyn de Administração Pública. Estas atletas/ estudantes da UMinho a quem se pede espírito de sacrifício, pois com quatro treinos por semana, jogo e um curso para terminar não será nada fácil.

Em preparação para os dois grandes desafios, o caminho a percorrer será complicado, mas como nos diz Alexandre Oliveira ”nesta primeira fase é tentar encontrar o ritmo competitivo necessário com as várias competições em que estão inseridas, numa segunda fase mais concentrada aí a preparação para os grandes embates vai ser a sério”. O treinador das alunas da UMinho delimita para esta época dois grandes objectivos, o apuramento para a final dos CNU’s (tal como o ano passado), com os olhos postos no título de campeãs e conseguir a melhor preparação para o C.E.U.Basquetebol, pois ter uma equipa de qualidade será a garantia de conseguir uma boa prestação face às melhores equipas universitárias da Europa.

Motivação foi o sentimento dominante nas atletas ao terem conhecimento da participação em Julho no C.E.U.Basquetebol, ansiedade e a consciência de que muito trabalho as espera foram os pensamentos que as começaram a perseguir desde que iniciaram esta nova época. Na certeza de que farão o melhor possível tanto a nível nacional como internacional, sabem que terão de contar com várias condicionantes inerentes a qualquer competição, mas como é apanágio dos atletas da UMinho, estão cá é para lutar.

Alexandre Oliveira, que já esteve presente num campeonato da Europa e num campeonato do mundo confessa-nos ”só duas ou três equipas têm níveis de qualidade muito altos, as outras têm graus de preparação muito idênticos aos nossos, por isso só espero é uma boa prestação das minhas atletas, alcançar o nível das melhores e estar nas meias-finais do C.E.U.Basquetebol seria muito bom”.

Ainda sem grandes informações sobre as equipas que irão participar em Julho, espera-se uma competição de qualidade, muito disputada, e onde o espírito universitário saia reforçado.

 

Ana Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *