Publicado em Deixe um comentário

Um dos maiores ´´clubes de praticantes desportivos do país´´

O Departamento de Desporto e Cultura (DDC) dos Serviços de Acção Social da UM (SASUM) põe ao dispor da sua comunidade académica (alunos e funcionários), no ano de 2005/06 uma grande diversidade de modalidades, para todos os gostos e finalidades.

Desde 1996, ano de abertura das instalações desportivas da UM, que os serviços desportivos têm vindo a ampliar o leque de ofertas de actividades, procurando fazer acompanhar este aumento da quantidade com a qualidade, que é sempre o objectivo maior.

Hoje a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) lidera o ranking nacional do Desporto Universitário e o DDC acolhe cerca de 7000 praticantes desportivos em quase 60 actividades desportivas diferentes. É um dos maiores “clubes de praticantes desportivos” do país. A Universidade do Minho é considerada o exemplo de organização
desportiva pela comunidade desportiva e do ensino superior em Portugal.
Este ano no total contabilizam-se 58 actividades desportivas, desde os desportos colectivos (Andebol, Basquetebol, Futebol 11, Futsal, Patinagem, Rugby, Voleibol, Voleibol de Praia), individuais (Atletismo, Equitação, Xadrez), aquáticos (Natação, Pólo-Aquático), aventura (Escalada Indoor, Orientação), combate e artes marciais (Capoeira, Hapkido, Judo, Karaté Contacto, Karaté Shotokai, Karaté Shotokan, Karaté Go Ju Ryu, KickBoxing, Taekwon-Do, Viet-Vo-Dao), raquete (Badminton, Squash, Ténis, Ténis de Mesa), motorizados (Karting),
 actividades de Corpo e Mente (Balneoterapia, Chi Kung, Meditação, Shiatsu, Tai Chi Chuan, Yoga, Yôga, Swasthya Yôga), fitness (Aero-Step, Aero Step Dance, 4 in Express, GAP, Power Step, Ginástica de Grupo, AfroDance , AfroDance  e Hip Hop, Danças Latino-Americanas, Danças de  salão, Hip Hop) e ainda uma sala de cardio fitness e musculação assim como os serviços de saúde ( fisioterapia). Todas estas actividades são leccionadas por profissionais competentes.

Para além das actividades a funcionar nas instalações desportivas, o DDC apoia e coopera na dinamização desportiva de actividades com a Associação Académica, tendo vários projectos que vão desde, as famosas Gatas (na praia e na neve), Carnaval na Neve, passando pelas recolhas de sangue, competições desportivas da Federação Académica dos Desporto Universitário, Troféu Reitor, Gala do Desporto e este ano ainda o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol a realizar em Julho.

A UM, mesmo sem ter Licenciatura na área de desporto, vê o desporto como um meio através do qual se incrementará o interesse pela Instituição, assim como, um instrumento importante para a valorização da comunidade académica. A participação regular nas actividades desportivas e culturais é indispensável à formação multifacetada e integral do estudante do Ensino Superior, para isso, o DDC desenvolve um planeamento baseado na criação de condições físicas e programas, destinados a todos os que desejem experimentar vivências extracurriculares positivas e gratificantes durante a sua permanência na UM.

No seu ainda curto percurso desportivo, a UM com o apoio do DDC já acolheu o Campeonato Mundial Universitário de Futsal em 1998, o Campeonato Europeu Universitário de Voleibol Masculino e Feminino em 2004 e irá organizar em 2006 o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol Masculino e Feminino e o Mundial Universitário do Badminton em 2008.

O objectivo dos SASUM, segundo o Director do Departamento de Desporto, Fernando Parente, é ter 40% da comunidade académica a praticar desporto com assiduidade. Prosseguindo este objectivo o DDC/SASUM adoptou este ano, para acesso às salas de Cardio-Fitness e Musculação, o cartão anual/semestral, um incentivo à prática desportiva, visto os preços serem relativamente baixos para os aderentes ao cartão.

Desta forma e como meta para os próximos 10 anos, a Universidade do Minho quer ser conhecida no espaço Europeu, pela excelência, espírito empreendedor, qualidade dos seus projectos e como uma das universidades da Europa onde os alunos mais praticam desporto.

 

Ana Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *