Publicado em Deixe um comentário

Universidade do Minho cede Instalações Desportivas para Acção de Solidariedade


Dádiva de Sangue e Recolha de Sangue para Análise de Medula dia 25 de Outubro

 

Os Serviços de Acção Social da UM (SASUM) e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) em conjunto com o Centro Regional de Sangue do Porto e o Instituto de Histocompatibilidade da Região Norte promovem mais uma vez e pelo sexto ano consecutivo a Dádiva de Sangue e Recolha de Sangue para análise de Medula.

 

Neste momento a UMinho, já com um longo historial neste tipo de iniciativas, que decorrem na academia minhota desde 2001 e sendo uma das impulsionadoras destas actividades, que agora já se realizam em várias Instituições de Ensino Superior, lidera o Ranking Nacional, patamar atingido graças às 1198 dádivas obtidas ao longo de 2004/2005.

 

Esta aliança com o Instituto Português do Sangue (IPS) tem sido cada vez mais produtiva. Iniciando-se em 2001 com apenas 50 dadores, rapidamente esta Universidade atingiu a liderança. Assistindo-se a um sucesso cada vez maior da iniciativa, em 2003 foi introduzida paralelamente à Dádiva de Sangue a Recolha de Sangue para Análise de Medula, acção que desde logo alcançou a adesão de 193 dadores inscritos, começando a edificar os alicerces para uma iniciativa que hoje assume contornos nacionais.

Para este ano, a UMinho espera mais uma vez a adesão da comunidade universitária, assim como da população externa, sendo o objectivo alcançar a fasquia das 1500 dádivas.

 

As preocupações sociais de uma Instituição são um domínio que cada vez mais se assiste na sua linha interna. Prestar e dar apoio aos aspectos sociais, é na sociedade de hoje essencial. A Responsabilidade Social é um tema de actualidade inquestionável, a instituição deve actuar de forma activa na comunidade para ajudá-la, segundo um conceito de pró-actividade. que se percute na sensibilização e criação de hábitos de doação. Todos os dias por esse mundo fora, existe alguém por quem nós podemos fazer algo mais. O ser humano carrega em si algo que mais nenhum outro ser comporta: uma consciência.

 

Neste sentido, a UMinho assumiu um compromisso social que tem vindo a reforçar de ano para ano, sendo um exemplo disso, entre as muitas iniciativas, as Dádivas de Sangue.

Tendo em mente tudo isto, resta-nos agora estar à altura dos nossos pergaminhos e não desiludir quem conta connosco, quem conta com a UMinho. Para que o sangue que hoje nos corre nas veias corra amanhã nas veias de quem mais precisa, não fiques indiferente, alia-te à UMinho e sê solidário. No dia 25 vem doar um pouco desse liquido mágico que é sinónimo de vida e de solidariedade.

 

Ana Marques

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *