Publicado em Deixe um comentário

AAUMinho conquista 4º lugar em Aveiro

Este torneio a contar para o apuramento dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU´s), decorreu no Pavilhão Desportivo Dr. Aristides Hall e foi organizado pela Associação Académica da Universidade de Aveiro.

 

Esta prova, disputada em duas fases ficou constituída por dois grupos de quatro equipas, sendo o primeiro grupo constituído pela equipa anfitriã, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), o Instituto Politécnico do Cavado e Ave (IPCA), Associação Académica Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). O segundo grupo era composto pelas equipas da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Associação Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (AEESTCB), Associação Estudantes da Universidade de Évora (AEUEv). De cada grupo passariam à segunda fase a primeira e segunda classificadas.

 

Esta primeira prova de Futsal da época, não correu da melhor forma para a equipa minhota, que afectada com três baixas importantes, não se apresentou na sua maior força.

A jogar na nossa ´´Veneza´´ portuguesa, a equipa da AAUMinho, passou a primeira fase de grupos do TA, alcançando um dos objectivos a que se tinha proposto. Para a passagem à segunda fase contribuiu a vitória sobre a Associação Académica da Universidade da Beira Interior por falta de comparência. Pois frente às alentejanas da Associação de Estudantes da Universidade de Évora (AEUEv) não se livrou de uma derrota. No terceiro e último jogo desta fase, o embate com as rivais da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, resultou num empate a 4 bolas. Com estes resultados, a equipa da UMinho obteve o segundo lugar do grupo, apurando-se para as meias-finais.

Nesta segunda fase coube-lhe em sorte a equipa anfitriã, ou seja, as Aveirenses da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). Neste jogo, a formação liderada por Anselmo Calais, treinador das minhotas, entrou nas ´´quatro linhas´´ disposta a ganhar. Numa primeira parte bastante equilibrada, ao intervalo o marcador encontrava-se nulo, evidenciando que as estruturas defensivas montadas por ambas as equipas se superiorizavam aos ataques. Em destaque esteve a guarda-redes da AAUM, Sílvia Silva que em muito contribuiu para este desfecho. Os golos só chegaram no segundo tempo, onde a equipa da AAUAv demonstrou estar fisicamente mais bem preparada que as minhotas, conseguindo 5 golos sem resposta.

 

Com este desaire, à equipa da UMinho só restou disputar o último lugar do pódio. O confronto entre as minhotas e as alentejanas de Évora resultou num empate a duas bolas, forçando a que o jogo fosse para prolongamento. Mais uma vez e não resistindo ao cansaço, a equipa da AAUMinho não conseguiu levar a melhor, e os 5 minutos de tempo extra resultaram numa vitória da AEUEv que marcaram mais 3 golos, sendo o resultado final de 5-2.

 

Não atingindo o objectivo de chegar ao pódio, à equipa minhota apenas restou o quarto lugar, que não pode ser encarado como um mau começo, mas apenas o início de uma grande caminhada. O qual deve ser percebido como um factor de motivação e empenho para as futuras provas, que certamente levarão as atletas da UMinho à fase final dos CNU´s, aos quais querem chegar em grande forma e revalidar o título de que são detentoras ´´Campeãs Nacionais Universitárias de Futsal Feminino´´.

 

       

Emídio Meireles

Ana Marques

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *