Publicado em Deixe um comentário

Voleibol da AAUMinho Chega, Vê e Vence

   

 

Voleibol Feminino

Apesar da equipa ainda procurar ganhar maior entrosamento entre as atletas, ficou demonstrado que possui os argumentos necessários para alcançar o objectivo principal deste ano: a conquista do Título Nacional Universitário que já foge há alguns anos à AAUMinho.

Este TA em Aveiro, marcou o início de um novo ciclo no voleibol feminino desta Academia. Com uma nova dupla técnica (João Silva e Nuno Cunha) e 6 novas atletas a integrarem o grupo, o futuro da modalidade parece estar bem alicerçado.

Colocada no Grupo B, e tendo como adversárias as equipas da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) e da Associação Académica de Coimbra (AAC), a AAUMinho parecia bem colocada para passar à fase seguinte.

No primeiro jogo, e face a uma algo frágil equipa da AAUAlg, as atletas minhotas alcançaram um triunfo fácil por 2-0. Com um boa colocação de bola na zona central e de entrada, os parciais de 25-8 e 25-9, falam por si.

O segundo jogo iria colocar as duas equipas mais fortes do TA frente a frente. Contra a formação da AAC, a AAUMinho teve no bloco e na sua excelente colocação de serviço, o segredo para uma vitória por 2-0. Apesar dos parciais terem sido equilibrados, 25-23 e 25-21, as nossas atletas estiveram sempre em controlo das operações.

Meias-Finais, mais um jogo, mais uma vitória sem contestação (25-11 e 25-14). Desta vez a vitima foi a equipa da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) que nunca conseguiu importunar as atletas capitaneadas por Maria do Céu (Matemática).

Na final, face à equipa do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria),  as atletas da AAUMinho não facilitaram, e mantiveram os niveis de concentração sempre elevados. No final, e com o resultado fixado em 2-0, pelos parciais de 25-15 e 25-14, ganhou este TA a equipa que foi claramente a mais forte e que nunca e em momento algum duvidou que tal não pudesse acontecer.

 

   

 

Voleibol Masculino

O conjunto orientado pelo técnico Francisco Costa apresentou-se neste TA já sem alguns dos atletas que no passado levaram esta equipa à presença em dois Campeonatos da Europa de Voleibol Universitário. Com um grupo unido, mas porventura sem as mais valias técnicas de outros anos, esta competição apresentava-se como uma prova de fogo à equipa.

Colocada no grupo mais difícil (Grupo B), face às equipas da AAUTAD e do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), ambas a competir só com atletas federados, a tarefa apresentava-se deveras difícil.

O primeiro jogo que deveria opor a AAUMinho ao IPC acabaria por não se realizar devido à falta de comparência da equipa de Coimbra. Deste modo, e com a qualificação garantida para as meias-finais, a equipa de Francisco Costa podia enfrentar com outra tranquilidade (que em outros momentos tem faltado a este grupo) o jogo contra a AAUTAD.

Frente a uma AAUTAD com atletas muito experientes nestas andanças do desporto universitário, a equipa da AAUMinho deu uma lição de força e união, acabando por muito justamente triunfar, fixando o resultado final num conclusivo 2-0 (27-25 e 26-24).

Já na meia-final, e frente à equipa da Associação de Estudantes da Universidade de Évora, a AAUMinho não facilitou, e venceu por 2-0 (25-19 e 25-13).

Na final, e outra vez contra a AAUTAD, a equipa minhota não tirou o pé do acelerador, batendo sem margem para dúvidas a equipa transmontana por 2-0 (25-16 e 25-17), realizando uma excelente exibição.

 

No TA que assinala o arranque da época para o voleibol universitário, AAUMinho deixou bem vincada a sua posição de líder do ranking de qualificação para os Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs) que se irão realizar no final do mês de Abril de 2006.

Estão de parabéns todos os atletas que mais uma vez demonstraram o porquê da AAUMinho ser a Academia nº1 do Desporto Universitário em Portugal.

 

Nuno Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *