Publicado em Deixe um comentário

II TA de Futsal Feminino jogou-se na Covilhã

Na corrida para o apuramento dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU´s), esta segunda prova, organizada pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), decorreu nos Pavilhões 1 e 2 da UBI.

Disputada em duas fases (fase de grupos e fase final), foi constituída por três grupos, tendo o 1ºgrupo quatro equipas, e o 2º e 3º grupo três. Destes 3 grupos seria apurado o 1º classificado de cada grupo para a 2ª Fase e o 2º melhor classificado entre os três grupos.

 

A equipa da academia minhota, inserida no 2º grupo, tinha como adversários directos a Associação de Estudantes da Universidade de Évora (AEUE), e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), rivais teoricamente acessíveis, mas como em todo o tipo de jogos, nem sempre ganham os favoritos, foi o que se passou com a equipa da AAUMinho.

Constituída por 13 atletas, (Ana Castro de Biologia Aplicada; Carla Portela de Eng. Biológica; Eva Pinho de Biologia Aplicada; Joana Domingues de LEFQ; Joana Ribeiro de LEFQ; Joana Soares de Direito; Joaquina Adriana de LEM; Nadia Almeida de Matemática; Sandra Costa de EEIC; Filipa Gomes de Química Aplicada; Vera Ramalho de Psicologia; Tâmara Fernandes de Enfermagem; Isabel Matos de Enfermagem) a formação minhota apenas estava desfalcada da guarda-redes habitual, papel que a atleta de campo, Joana Soares desempenhou muito bem.

 

Quase na maior força, o técnico Anselmo Calais esperava uma boa prestação das suas atletas, e passar à 2ª fase era quase um imperativo, mas embora tivessem começado da melhor forma, as coisas não podiam ter corrido pior e a equipa minhota ficou-se pela 1ª fase.

 

No primeiro jogo, a equipa da AAUMinho teve como adversária a AEUE. Entrando muito bem no jogo, a AAUMinho conseguia rápidas trocas de bola, mas a AEUE aos poucos foi controlando o jogo e criando várias oportunidades de golo. A equipa minhota tentava sair em contra-ataque e assim criar vários momentos de perigo à guarda-redes adversária. Com uma primeira parte muito equilibrada, ao intervalo o placard demonstrava isso mesmo, 0-0.

 

Na segunda parte, a AAUMinho entrou mais decidida em campo, e aos 3 minutos marcou por intermédio de Nádia Almeida. Após o golo, a AAUMinho em vez de ganhar maior ânimo remeteu-se à defesa. Se até aí a força da AAUMinho tinha sido na faixa atacante, depois do golo, em evidência esteve a guarda-redes da AAUMinho, evitando por várias vezes o golo do empate. Mas como se diz ”a oportunidade faz o ladrão” de tantas que surgiram, o golo da equipa da AEUE surgiria aos 6 minutos da 2ª parte num rápido contra-ataque, tendo depois a AEUE marcado por mais duas vezes devido ao ”desnorte” das atletas minhotas. A atleta Nadia Almeida ainda viria marcar o segundo golo para a AAUMinho quando faltavam 20 segundos, para logo depois a AEUE confirmar o triunfo com um quinto golo. O resultado final foi um concludente 5-2 para a AEUE.

 

O técnico da AAUMinho, Anselmo Calais, que esperava uma vitória neste jogo, pois apesar dos três pontos alcançados devido à falta de comparência do IPCA, era necessário para a qualificação para a 2ª fase. Segundo o técnico, a AAUMinho vai apresentar um protesto em virtude de a equipa da AEUE se ter apresentado apenas com 6 atletas, quando o regulamento da FADU exige o mínimo de 7atletas por equipa.  

Apesar deste desfecho, a esperança de qualificação para os CNU´s continua.

 

Ana Marques

Ana@sas.uminho.pt

Michael Ribeiro

mikka7@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *