“
Em época de festividades do Natal, o Desporto Universitário faz uma pausa na competição. Depois de dois meses de desporto intenso, iniciado em meados de Outubro, e interrompido a 17 de Dezembro, a actividade competitiva só entrará de novo em acção dia 1 de Março de 2006. Este é o período das equipas pararem para reflexão, fazerem o ponto da situação, analisam a próxima fase, que será decisiva nas aspirações à participação nos CNU´s, a realizar em Abril. A paragem acontece nesta altura, pois falando de atletas estudantes, esta é também uma época de exames para os atletas, que muito absorvidos pelos estudos não teriam disponibilidade para as provas desportivas.
Ao findar o ano de 2005 e depois de vários Torneios de Apuramento (TA), as perspectivas das equipas da AAUMinho para 2006 continuam em alta. Umas melhor colocadas que outras, mas no panorama de todas elas, ainda estão os CNU´s, dos quais nenhuma está excluída.
Hóquei Patins da AAUMinho a todo gás na marcha para a revalidação do titulo
O desporto da UMinho na actual temporada, lidera o ranking em quatro modalidades. Em primeiro lugar está o Hóquei Patins, a actual campeã em título venceu o primeiro (TA), nos passados dias 6 e 7 de Dezembro, garantindo o primeiro lugar do ranking. Outra das modalidades é o Voleibol que esteve ao melhor nível, tanto na vertente Masculina como Feminina, conseguindo as duas equipas vencer a prova e agoirando o título no CNU deste ano.
Ouro sobre azul…
Também o Badminton é uma das modalidades em destaque pela positiva, tendo classificado dois dos seus atletas em 1º e 2º lugar, sendo que 4 deles estão colocados nos dez melhores. Quem também dá cartas a nível nacional, é o Judo da AAUMinho, que o ano passado conquistou uma medalha de prata e duas de bronze no CNU. Este ano, no dia 17 de Dezembro, foi a Coimbra e não só trouxe prata e bronze, mas também, e pela primeira vez, o ouro.
O Voleibol da AAUMinho a saltar mais alto e mais forte que a oposição
Quanto às restantes modalidades, e a ocupar o 3º lugar, encontra-se a equipa de Andebol Masculino, que depois de dois TA´s tem o apuramento para os CNU´s quase garantido. Também o Basquetebol Masculino tem estado ao seu melhor nível, na terceira posição do ranking e a melhorar cada vez mais, a promessa de uma equipa a lutar pelo pódio nos CNU´s fica no ar.
A equipa que o ano passado foi campeã universitária e este ano tem desapontado quem esperava muito mais de si, é a equipa de Futsal Feminino, que até esta altura e depois de dois TA´s, apenas se encontra num 4º lugar. Mas nada está perdido e a revalidação do título ainda é possível.
A UMinho irá acolher em 2008 o Campeonato Mundial Universitário de Badminton
Quem também conseguiu um 4º lugar foi o Ténis Feminino, que no I TA conseguiu colocar a atleta Ana Castro (Biologia Aplicada) na meias-finais, no masculino as coisas correram pior, o melhor classificado da AAUMinho apenas conseguiu o 13º lugar, mas o caminho ainda é longo e tudo pode mudar.
Quanto ao Ténis de Mesa, e apenas com atletas masculinos, o actual Vice-Campeão Universitário, Luís Henriques (Eng. Civil), conseguiu um 4º lugar, tendo eliminado no seu caminho outro atleta da AAUMinho. No feminino, Ilona Krynska conseguiu um excelente 2º lugar no II TA da modalidade.
Quanto ao futsal e Futebol de 11, as coisas têm corrido mal às equipas da AAUMinho. O Futsal, actualmente a ocupar o quinto lugar, tem ainda dois jogos em atraso, por isso nada está perdido e caso os minhotos vencem as duas partidas em atrasado, o segundo lugar fica garantido, e consequentemente o apuramento para os CNU´s. No futebol 11, a AAUMinho ainda não pontuou para os CNU´s, estando difícil alcançar a Fase Final desta prova.
Uma das modalidades surpresa que esteve em competição nesta primeira fase, não uma estreante, mas reavivada este ano na UMinho foi o Xadrez, com 2 atletas em prova, conseguiu um 4º e 9º lugar, um excelente resultado atendendo ao nível dos outros atletas presentes. Os atletas minhotos deixam antever que este pode ser o ano em que o Xadrez da UMinho volte aos CNU´s em grande estilo.
As restantes modalidades da UMinho só na segunda fase da época entrarão em acção, pois muitas delas viram os seus TA´s adiados e outras apenas têm no enquadramento da sua actividade um momento de competição por ano, os CNU’ s, não passando por qualquer apuramento.
A época 2004/05 foi de sucesso para as equipas da AAUMinho, a liderança do Ranking Nacional Universitário Desportivo foi conseguida, para 2005/06 os desejos são a revalidação, mas para isso é preciso um grande espírito competitivo e muita força de vontade dos atletas. Tudo está ao seu alcance, o caminho é longo mas auspicioso.
Texto:
Ana Marques
“