Publicado em Deixe um comentário

TUTORUM – Programa de Apoio Tutorial

Na essência do Homem, no seu ser Darwinista, está bem patente a sua necessidade de se afirmar, de se elevar, de competir. Enquanto individuo, ou fazendo parte de um todo, o ser humano é levado todos os dias a procurar atingir os seus limites, encontrar novos desafios, quer seja no plano social, no profissional, no desportivo ou em qualquer outro plano.

 

No plano desportivo, temos as grandes massas, que procuram no desporto um veículo para uma fuga à rotina do dia-a-dia, uma forma de convívio com os amigos, ou tão somente, uma forma de se sentirem bem consigo próprios através da sua imagem.

 

Em contraposição a esta generalidade, temos uma franja de indivíduos para quem o desporto é mais que qualquer um destes factores, ou que o seu todo. Para eles, o desporto é uma forma de vida, uma forma de estar, uma forma de ser. Estes indivíduos são os atletas de alta competição.

 








Decreto-Lei n.º 125/95 de 31 de Maio

Artigo 2º, Ponto 1

                           

 ´´Considera-se de alta competição a prática  desportiva que, inserida no âmbito do desporto-rendimento, corresponde à evidência de talentos e de vocações de mérito  desportivo   excepcional,  aferindo-se   os   resultados   desportivos  por padrões  internacionais,  sendo  a respectiva  carreira  orientada para o êxito na ordem desportiva internacional.´´






 





Humberto Gomes, atleta do Belenenses e Vice-Campeão Mundial Universitário de Amdebol em 2000, está na convocatória para o Campeonato da Europa de Andebol em 2006, que se irá realizar em fevereiro na Suiça.


 

Podemos encontrá-los ao folhear um qualquer jornal desportivo, programa de televisão ou tão somente, ao virar da esquina. O atleta de alta competição é alguém que, em média, realiza 5 horas de preparação diária, 6 dias por semana. A sua forma de vida, de estar, implica empenho, querer, talento, poder. Sem estas condicionantes, não existe a excelência, o chegar mais longe. Para que esta receita seja sinónimo de sucesso, o atleta precisa de apoios, quer por parte dos que o rodeiam, quer por parte do Estado.

 

Em Portugal existe Legislação que enquadra esta área específica do sistema desportivo, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 125/95, de 31 de Maio, alterado pelo Decreto-Lei n.º 123/96, de 10 de Agosto, que prevê no artigo 15º ´´a existência de um professor acompanhante designado pelos órgãos de gestão do estabelecimento de ensino, para acompanhar o(s) praticantes de alta competição, nomeadamente: evolução do seu aproveitamento escolar, detectar eventuais dificuldades e propor medidas para a sua resolução´´.

 

A Universidade do Minho, ciente da sua responsabilidade para com o desenvolvimento holístico do indivíduo, decidiu criar um programa pioneiro em Portugal, de apoio a estes atletas. O Tutorum, é um programa que visa prestar auxílio aos estudantes na resolução de problemas motivados pela participação em competições, estágios, treinos, de forma que estes estudantes possam conciliar a actividade académica com a exigente prática desportiva de alta competição.

 






Carla Machado, atleta do Koryo e 5 vezes Campeã Nacional de Taekwondo, esteve presente nas Universiadas de Izmir 2005 em representação de Portugal.

 

O seu nascimento vem dar resposta a uma necessidade latente que tem sido referenciada assiduamente pelo Comité Olímpico de Portugal, Federações Desportivas e Associação Portuguesa de Atletas Olímpicos. 51 % dos atletas da delegação Portuguesa aos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), frequentaram o Ensino Superior. 78% destes estavam matriculados no Ensino Superior no ano lectivo de 2003/2004. Nenhum destes atletas usufruiu de um programa de apoio tutorial.

 

É realizado anualmente pelo estado, um esforço financeiro de aproximadamente 10 milhões de Euros na Alta Competição em Portugal.

Na Universidade do Minho, em 2005/2006, estão matriculados 19 alunos com estatuto de atleta de alta competição.

 





















































































































































Nome

Curso

Modalidade

Tutor

Clube

Treinador

Carla Machado

Direito

Taekwondo

Luís Gonçalves (ED)

Koryo

Joaquim Peixoto

Ana Rodrigues

Eng. Biológica

H. Patins

José M. Oliveira (DEB)

Hóquei de Barcelos

Carlos Cruz

José  Soares

Eng. Biomédica

H. Patins

Pedro Gomes (DB)

Hóquei de Barcelos

Vítor Silva

Humberto Gomes

Eng. Civil

Andebol

José Mendes (DEC)

CF Os Belenenses

José Tomás

Vânia Vieira

Eng. Civil

P. Aquático

Rui Ferreira (DEC)

Foca- CN Felgueiras

Sérgio Silva

Ercília Machado

Engª Biológica

Atletismo

António Vicente (DEB)

SC Braga

Sameiro Araújo

Filipe Gouveia Duarte

Engª E.I.C.

Canoagem

Pedro Ribeiro (DSI)

Clube Náutico Prado

Rui Fernandes

José Mendes

Engª E.I.C.

Ciclismo

António Ribeiro (DEI)

ASC Vila do Conde

José Ribeiro

Márcia Cortinhas

Gestão

Equitação

José A. Palmeira (EEG)

Individual

João Ramos

Rui Lourenço

Gestão

Andebol

José A. Palmeira (EEG)

ABC Braga

Jorge Rito

Nádia D’Almeida

Matemática

Futebol

Luís Cunha (DF)

CD Vinhós

Ricardo

Natacha Quintela

Psicologia

P. Aquático

Jorge Silvério (DP)

Foca- CN Felgueiras

Sérgio Silva

Catarina Dias

Engª Biomédica

Voleibol

José M. Oliveira (DEB)

SC Braga

João Lucas

Cláudia Pereira

Psicologia

Atletismo

Jorge Silvério (DP)

SC Braga

Sameiro Araújo

Daniel Pereira

Psicologia

Natação

Jorge Silvério (DP)

SC Braga

Cameira Serra

Filomena Costa

Enfermagem

Atletismo

João Macedo (ESE)

SC Braga

Sameiro Araújo

Jessica Augusto

Enfermagem

Atletismo

João Macedo (ESE)

SC Braga

João Campos

José Parente

Engª Biomédica

Natação

António Vicente (DEB)

SC Braga

Cameira Serra

Pedro Passos

Medicina

Natação

Ciências da Saúde (ECS)

SC Braga

Cameira Serra





 

Nuno Gonçalves

        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *