Publicado em Deixe um comentário

Um Roque “reivindicativo” assinou pela AAUM


 

Esta cerimónia, apadrinhada pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, Manuel Heitor, foi preenchida pelos discursos reivindicativos do Reitor da Universidade do Minho (UMinho), Guimarães Rodrigues, e de Roque Teixeira. O novo presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), após fazer um balanço positivo, quer no que diz respeito às actividades desenvolvidas quer no aspecto financeiro onde apresentou um saldo positivo, líquidos, de 90 mil euros no fim do seu anterior mandato, começou por afirmar que está preocupado com o abandono escolar no ensino superior e que é preciso continuar a reavaliação do Sistema de Acção Social Escolar, prometido pelo actual governo.

 

Outra das questões abordadas pelo presidente empossado da AAUMinho, foi o facto de considerar que este ano será um dos anos mais importantes para o Ensino Superior pós 25 de Abril. Justifica a sua opinião, com o facto de ser o ano de implementação do “modelo de Bolonha” e estará empenhado em contribuir para o sucesso dos projectos do ensino superior no contexto deste processo. Enquanto presidente do órgão mais representativo dos alunos da Universidade do Minho, o presidente da AAUMinho estará particularmente atento à implementação do novo “modelo” e exigirá à UMinho contrapartidas que passarão pela excelência ao nível de infra-estruturas e qualidade de ensino.

 

Continuando a suas reivindicações, Roque Teixeira, abordou mais uma vez o assunto “nova sede”. Este lembrete apontado directamente à tutela,  prende-se com o facto dos sucessivos PIDDAC´s esquecerem na gaveta o apoio à construção da nova sede da Associação Académica minhota, projecto para o qual todos os anos a AAUMinho deposita uma verba para concretizar o sonho mais rapidamente (o pé-de-meia já tem 280 mil euros).

 

Roque Teixeira concluiu a sua intervenção dizendo que está em processo de finalização um conjunto de projectos, como são o caso da nova reprografia na Escola de Enfermagem e a UNIVA em Guimarães. A continuação do investimento na Rádio Universitária do Minho, a promoção da “Feira de Emprego” e a criação de uma bolsa social para os estudantes mais necessitados são os próximos passos de um mandato ambicioso.

 

Nuno Cerqueira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *