“
Nesta partida, efectuada no Complexo Desportivo da UMinho em Gualtar-Braga, os da casa, orientados pelos técnicos João Macedo e Luís Silva, apresentaram-se perante o seu público quase na sua máxima força, e ´´apenas com a vitória em mente´´ como nos confidenciou João Macedo antes do inicio da partida.
Equipa de futsal da AAUMinho
Querendo desde muito cedo resolver a contenda a seu favor, a AAUMinho entrou a todo o gás, chegando com naturalidade ao 1-0 logo aos 3 minutos, após um lance de bola parada, em que Bruno António assistiu Triunfante, que de primeira fuzilou o guarda-redes adversário.
A marcha do marcador não haveria de ficar por aqui. Continuando a incutir um elevado ritmo de jogo, todas as jogadas ofensivas transformavam-se em autênticos tormentos para os visitantes. O 2-0 e o 3-0 acabariam por surgir, após boas situações de ataque combinado. Pedro Cunha (c) e Bruno António seriam os marcadores de serviços.
Pedro Cunha esteve em evidência ao apontar um golo e a comandar a equipa no triunfo da AAUMinho
Até ao final da 1ª parte os Minhotos haveriam ainda de marcar mais 2 golos por intermédio do esquerdino, Hugo Silva, ambos surgidos após boas iniciativas individuais de César Rodrigues e Agostinho Gonçalves.
Após o regresso dos balneários para o início do 2º tempo, a equipa da AAUMinho, entrou claramente em velocidade de cruzeiro. Beneficiando de uma confortável vantagem no marcador, a equipa técnica resolveu fazer algumas experiências e dar mais alguns minutos de jogo aos elementos da equipa menos utilizados. O ISP Viseu tentou correr atrás do prejuízo, mas do outro lado estava uma equipa tranquila, que não se deixou amedrontar por esta entrada impetuosa.
Bruno António, um desiquilibrador nato, em mais uma das suas investidas pelas faixas
Este segundo período haveria de ser disputado a uma velocidade inferior, tendo a AAUMinho concedido a iniciativa de jogo à equipa adversária. Sempre que em posse da bola, os atletas minhotos procuravam sair em rápidos contra-ataques, procurando sempre situações de dois para um, ou três para dois. De uma dessas iniciativas nasceu o 6-0, apontado por Hugo Silva, após passe teleguiado de Pedro Cunha.
O ISP Viseu viria a marcar o tento de honra aos 7 min., por intermédio de Martinho Padrão e se este poderia vir a dar algum alento aos visitantes, o 7-1 marcado logo após 3 min., por César Rodrigues, cessou qualquer esperança que ainda imperasse. O resultado não viria a sofrer qualquer alteração até ao apito final do árbitro.
Hugo Silva, arrancando para o seu terceiro golo da noite
Em termos individuais temos de destacar a sólida exibição do capitão, Pedro Cunha, que para além do golo marcado e das assistências efectuadas, foi sempre um muro intransponível para os adversários que se lhe deparavam pela frente. Hugo Silva pelo seu ´´Hat-Trick´´ e Nuno Costa pela tranquilidade demonstrada entre os postes, também merecem uma ressalva.
No final do jogo, João Macedo mostrou-se agradado com a exibição dos seus jogadores, referindo ´´efectuaram uma boa primeira parte e souberam sempre gerir de forma inteligente a vantagem alcançada nesta´´. Para a próxima partida, e face à Universidade Fernando Pessoa, ´´o objectivo é repetir esta boa exibição, triunfar e alcançar o 2º lugar na tabela classificativa´´.
João Macedo examinando o esférico enquanto os seus jogadores terminavam o aquecimento
Esta partida que marcou o regresso da competição universitária após a tradicional pausa devido à época de exames, e a AAUMinho demonstrou que está aqui para lutar pelo título de Campeã Nacional Universitária.
Para este embate a equipa técnica escalou os seguintes jogadores: Nuno Costa, Hugo Triunfante (Engenharia de Sistemas Informáticos), Marco Coelho, Simão Cunha (Matemática e Ciências de Computação), Bruno António, Hugo Silva (Engenharia Civil), Pedro Cunha, José Magalhães (Matemática), José António (Economia), César Rodrigues (Enfermagem), Miguel Gonçalves (Biologia Aplicada) e Agostinho Gonçalves (Biologia/Geologia). De fora da convocatória devido a lesão muscular ficaram: Jorge Esteves (Matemática) e André Costa (Direito).
Nuno Gonçalves
Nunog@sas.uminho.pt
“