“
Torneio Escolar de Badminton
A Universidade do Minho acolheu no passado dia 15 de Fevereiro o Torneio Escolar de Badminton (F/M), que contou com a participação de várias escolas do ensino básico e secundário do distrito de Braga. Esta prova trouxe a Braga alguns dos melhores jovens praticantes da modalidade deste distrito.
Sob o lema ´´Jogar pelo Futuro´´, o Desporto Escolar, em colaboração com o SASUM, levaram a cabo a organização do evento que trouxe ao pavilhão desportivo universitário em Gualtar, 38 atletas (30 masculinos e 8 femininos) oriundos das dez escolas participantes: as secundárias Carlos Amarante, D. Maria II e Alberto Sampaio, e a E.B. 2&3 André Soares, todas da cidade de Braga, as escolas secundárias Camilo Castelo Branco e D. Sancho I de Vila Nova de Famalicão, a E.B. 2&3 Padre Martins Capela de Terras de Bouro e as escolas secundárias da Póvoa de Lanhoso e Vila Verde.
Dois potenciais atletas da UMinho em disputa por um lugar na fase seguinte da competição
O torneio foi disputado durante todo o dia, sendo a manhã destinada à primeira fase, a fase de apuramento, e a tarde para a fase final.
Dividida em masculino e feminino, a prova apenas contemplou a vertente ímpares.
Na competição feminina, Ana Luísa Reis (Escola Secundária D. Sancho I) venceu na final Ana Sofia Carvalho (E.S. Camilo Castelo Branco) pelos parciais de 11/8 e 11/7. No apuramento para os 3º e 4º lugares, Joana Carvalho (E.S. Camilo Castelo Branco) levou a melhor sobre Marta Lemos (Alberto Sampaio) pelos parciais de 9/3 e 9/4, conseguindo o 3º lugar na competição.
“Como é sr. fotografo? Tamos giras ou quê?”
Na competição masculina, Nuno Sá (E.S. D. Sancho I) venceu Manuel Carvalho (D. Maria II) num jogo onde o nível de qualidade técnica esteve muito elevado, tendo os dois atletas presenteado a assistência com um leque de jogadas muito acima do esperado para o escalão. O jogo terminaria com os parciais de 15/6 e 15/7 favorável ao atleta famalicense.
No jogo de apuramento dos 3º e 4º lugares, dois irmãos, Renato e Carlos Oliveira (ambos da E.S. Póvoa de Lanhoso) disputaram entre si o último dos lugares do pódio, saindo Renato Oliveira como vencedor pelos parciais de 15/12 , 7/15 e 15/11.
“Estou muito cansado, se o UMdicas quiser uma entrevista, marquem com o meu empresário…”
A classificação ficaria assim ordenada:
Masculinos
1º – Nuno Sá (E.S. D. Sancho I)
2º – Manuel Carvalho (D. Maria II)
3º – Renato Oliveira (E.S. Póvoa de Lanhoso)
Femininos
1ª – Ana Reis (E.S. D Sancho I)
2ª – Ana Carvalho (E.S. Camilo Castelo Branco)
3ª – Joana Carvalho (E.S. Camilo Castelo Branco)
No final da competição, Manuel Carvalho (D. Maria II), aluno do 12º ano de escolaridade, confessou ao UMdicas, a vontade de entrar na Academia Minhota, para o curso de Gestão. Igual vontade é a de Renato Oliveira (E.S. Póvoa de Lanhoso), que referiu, ´´se a média de ingresso não subir demasiado, para o ano terei o maior gosto em representar as cores desta grande universidade´´, e se possível estar presente no Mundial Universitário de Badminton em 2008, que a UMinho irá receber.
38 jovens atletas participaram em mais esta edição do Torneio Escolar de Badminton organizado pela UMinho
Ouvidos alguns participantes do torneio, a opinião era unânime: a organização está de parabéns, pelas condições dispostas e forma como recebeu os atletas.
Fernanda Silva, professora do Centro de Formação Desportiva André Soares, disse ao UMdicas que a sua paixão, o badminton, é um desporto muito exigente e que requer muito trabalho e dedicação. ´´Temos grandes promessas aqui entre nós, que é o caso do Nuno Sá (vice-campeão nacional a época passada em infantis), Ana Reis (campeã nacional infantis), Manuel Carvalho, e outros atletas que se tivessem mais apoios, certamente tinham larga margem de progressão´´, referiu.
Torneio Escolar de Voleibol Feminino
Quadrangular de Voleibol Masculino
Triangular de Voleibol Feminino
No passado dia 15 de Fevereiro, o Complexo Desportivo Universitário (CDU) de Gualtar acolheu aquilo que foi uma autêntica ´´maratona´´ de Voleibol.
O Torneio Escolar de Voleibol, iniciou-se às 10h00 da manhã e prolongou-se pelo dia todo, tendo terminado pelas 18h00 da tarde. Contando com a presença de 13 escolas, este torneio haveria de ter como equipa vencedora a Escola Secundária Alberto Sampaio, que na final derrotou por dois sets a zero a sua congénere, a Escola Secundária Carlos Amarante.
Atleta do Alberto Sampaio a voar sobre o bloco do Carlos Amarante
No jogo de atribuição para o 3º e 4º lugar, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco acabaria por se mostrar mais forte que a Escola EB 2,3 de Lamaçães, acabando por levar o 3º lugar para Famalicão.
A equipa vencedora deste Torneio Escolar de Voleibol Feminino, a equipa da Escola Secundária Alberto Sampaio
Terminado que estava o Torneio Escolar, deu-se inicio em simultâneo ao triangular de voleibol feminino e ao quadrangular de voleibol masculino. O feminino, contou com a presença da equipa da AAUMinho, do SCBraga e do CCD Fermentões. O masculino contou com a presença da equipa da AAUMinho, do Vitória de Guimarães, do VC Viana e do ISAVE.
SCBraga e UMinho: a alegria do voleibol no feminino
Maria do Céu, capitã da AAUMinho, a fazer estragos na zona 3
O triangular feminino haveria de ser conquistado pela equipa do SCBraga que derrotou as suas adversárias sempre pelo mesmo resultado: 2-0. Em segundo lugar, classificou-se o CCD Fermentões que venceu na ´´negra´´ (2-1) a AAUMinho, relegando esta para o 3º lugar.
Juventude e muita irreverência na jovem equipa do VSC Guimarães que conquistou este quadrangular
AAUMinho e VSC Guimarães: duas equipas, dois mundos diferentes do Voleibol
No quadrangular masculino, o Vitória esteve muito forte, não dando qualquer hipótese aos adversários. Na final a equipa de Guimarães derrotou a AAUMinho por 2-0, apesar da boa réplica dos da casa. No jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, o VC Viana bateu o ISAVE por 2-0.