Publicado em Deixe um comentário

Desporto da UMinho em festa – Dia 3


 






Torneio Escolar de Basquetebol 3 x 3

 

Sá de Miranda sobe ao pódio duas vezes

A competição teve início pelas 10h00, com os alunos das várias escolas ansiosos por entrar em acção. Sá de Miranda, Vila Verde, EB Arões, EB Celeirós e a Escola Padre Martim Capela, foram as escolas que aceitaram o desafio proposto pela UMinho e levaram-no muito a sério. Em simultâneo decorreram 4 jogos, divididos pelos dois campos, as equipas, três femininas e sete masculinas, mostraram-se empenhadas, pois como se diz ´´ninguém gosta de perder, nem que seja a feijões´´.

 






A equipa vencedora da competição masculina, os “postes” do Sá de Miranda

 

A equipa feminina da Escola Secundária Sá de Miranda conquistou o primeiro lugar do pódio, seguindo-se a Secundária de Vila Verde, e em terceiro a EB Arões.

No masculino destacou-se mais uma vez a Secundária Sá de Miranda, com a equipa A em primeiro lugar, a Secundária de Vila Verde ocupou o segundo lugar, e finalmente na terceira posição a equipa da EB Arões.

 






A equipa vencedora da competição feminina, as “torres” do Sá de Miranda

 

Foram belos momentos de competição, que valeram principalmente pelo convívio entre os alunos das várias escolas do distrito de Braga.








Encontros amigáveis contribuem com belos momentos de basquetebol

Bi(tória) do Guimarães

 

Em campo estiveram as equipas de Basquetebol do Leões das Enguardas, UMinho e do Vitória de Guimarães, cabendo à equipa da cidade berço o direito de levantar o ceptro em ambos escalões, feminino e masculino.

 

Pelas 19h00 tiveram início os desafios, entre as equipas (Masc. e Fem.) da AAUMinho e VSC Guimarães.

 No escalão feminino as coisas não correram pelo melhor à equipa da AAUMinho, privada de algumas das habituais atletas. Com um início de primeira parte bem disputado, em que as duas equipas se bateram muito bem, a equipa da AAUMinho, apesar da demonstração de maior experiência das de Guimarães, conseguiram impor-se muito bem, chegando ao intervalo com um resultado equilibrado, 16-17 favorável ao Vitória. A segunda parte foi marcada pelo resvalo das universitárias. Com belos triplos e boas recuperações de bola, as vimaranenses não deram qualquer hipótese, apesar da garra da equipa da AAUMinho, que tudo fizeram para inverter o resultado, viram o seu objectivo defraudado. As perdas de bola onde era proibido, as oportunidades mal desperdiçadas, demonstraram que é preciso alinhar a estratégia na preparação para o Europeu que se avizinha. No final da partida o resultado demonstra bem o que se passou em campo, 24 – 40 foi o desfecho final.

 

No encontro masculino, o líder nacional da Pró-Liga em Basquetebol, o Vitória de Guimarães não precisou de se esforçar muito para levar de vencida a equipa universitária minhota. A AAUMinho tentou dar o seu melhor e o resultado, claramente desnivelado com que encerrou esta partida 60-106, é a diferença entre o semi-profissionalismo dos ´´conquistadores´´ e o amadorismo dos universitários.

 






João Chaves, capitão da AAUMinho, arranca para o cesto e “saca” mais 2 pontos

 

O segundo embate da noite, opôs as equipas femininas do SC Leões das Enguardas ao VSC Guimarães. Duas equipais muito equilibradas, que demonstraram uma estrutura muito bem organizada, e que durante toda a partida foram fazendo a divisão dos pontos, nunca se distanciando muito uma da outra. No final do primeiro tempo, o vitória vencia por 11 – 15. Na segunda parte do encontro, a equipa vimaranense teve muitas perdas de bola, conseguindo a equipa das Enguardas chegar à vantagem. A um minuto do final da partida ainda se registava um empate entre as duas, mas nos derradeiros segundos o Vitória conseguiu um cesto que lhe atribuiu o triunfo da partida por 24 – 26.

 

Na terceira e última partida da noite, entre as equipas femininas da AAUMinho e o SC Leões das Enguardas, discutia-se o segundo lugar no pódio. Duas equipas que proporcionaram sobretudo momentos saudáveis de competição. Com qualidades muito idênticas, estiveram lado a lado em pontos quase até final. Este foi ganho pelas Enguardas, que com um triplo ao cair do ´´pano´´ conseguiram ultrapassar as universitárias, ganhando pela diferença mínima de um ponto, ficando o resultado final em 15 – 16.

 

Para as equipas masculina e feminina universitária, o jogo serviu para preparar o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol a decorrer na UMinho no mês de Julho e, ao mesmo tempo, festejar os trinta e dois anos da ´´casa mãe´´. O importante para a organização, a cargo dos Serviços de Acção Social, foi o convívio entre equipas. No final e em ambiente de festa, as equipas subiram ao pódio e receberam os troféus, mas quem saiu vitorioso foi sobretudo o desporto.

 

 

Ana Marques


 

Nuno Cerqueira


 

Olga Pereira


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *