Publicado em Deixe um comentário

TUTORUM – Filipe Duarte










 

Filipe Duarte, 20 anos, aluno do 3º ano de Eng. Electrónica, é actualmente atleta do Clube Náutico de Prado, tendo já sido por diversas vezes campeão nacional de canoagem nas diversas categorias desta modalidade. Outros pontos altos da sua carreira são: 3º lugar Campeonato do Mundo de Maratonas k2 (Espanha/03) e 7º lugar na final A do Campeonato da Europa de sub- 23 (Bulgaria/05). Vamos então conhecer um pouco mais deste atleta de alta competição, que futuramente pode vir a representar a UMinho e Portugal em Campeonatos do Mundo Universitários.

 





 

UMdicas – Com que idade é que iniciaste a prática competitiva na Canoagem e onde?

Filipe Duarte – Iniciei  a pratica competitiva da Canoagem aos 10 anos no Clube Náutico de Prado.

 

UMd – Achas que a Canoagem ajudou no teu desenvolvimento enquanto individuo?

FD – Sim. Porque penso que o desporto tem um papel muito importante na formação pessoal/social do indivíduo. A predisposição para o esforço, a organização, a solidariedade, a tolerância e o ?fair play? são alguns exemplos de características que adquiri  durante estes anos como atleta.

 

UMd – Qual foi  papel da tua familia no teu percurso enquanto atleta de alta competição?

 FD – A minha família tem sido muito importante, tem-me dado todo o apoio e segue de perto aquilo que vou fazendo.

 

UMd – Quantas vezes treinas por semana, e quanto tempo?

FD – Neste fase da época  estou a fazer cerca de 8 treinos, 20 horas semanais.

 

UMd – A maneira como tu lidas com a pressão e a ansiedade antes das corridas é algo que tu consegues trabalhar e treinar, ou simplesmente é algo com que apenas lidas na hora em que estás na água?

FD – A ansiedade e o nervosismo é algo que sinto antes das competições mais importantes. Não trabalho especificamente para controlar estes estados, o que faço é tentar lidar com eles da melhor forma, impedindo que me prejudiquem. Nesse sentido a experiência  ajuda bastante.

 

UMd – Qual é para ti a grande diferença entre a competição federada e a competição universitária?

FD – Não posso responder a esta questão porque não participei ainda em qualquer competição universitária.

 






“A predisposição para o esforço, a organização, a solidariedade, a tolerância e o “fair-play” são alguns exemplos de características que adquiri  durante estes anos como atleta.”

 

UMd – O facto de seres atleta do Clube Náutico do Prado condicionou a tua escolha de Universidades quando concorreste? Porque?

FD – Posso dizer que sim. A canoagem teve um peso importante na minha escolha da universidade. Optei por esta instituição por ser mais próxima do clube, para me permitir treinar com alguma qualidade .

 

UMd – Para muitos atletas de alta competição torna-se difícil conciliar os estudos com a prática desportiva. Como é que tu consegues gerir esta nem sempre fácil “relação” ?

FD – De facto não é fácil porque nesta situação o tempo escasseia a todo momento e só com muito esforço, organização e total concentração nos objectivos é possível obter bons resultados desportivos e académicos. 

 

UMd – A UMinho iniciou em Portugal um programa pioneiro no que diz respeito ao apoio aos atletas de alta competição, o TUTORUM. O que pensas desta iniciativa e do programa em si?

FD – Acho esta iniciativa extremamente importante pois nós atletas de alta competição temos bastante dificuldade em resolver determinados problemas que nos surgem, pois por fazermos parte de um grupo restrito, quer professores quer funcionários dos serviços de uma forma geral desconhecem os nossos direitos. Nesse sentido este programa é necessário para estabelecer uma ponte entre o aluno e os professores.

 

UMd – Em áreas já recebeste apoio através do Tutorum?

FD – Esta é o primeiro ano do programa Tutorum e nesta fase inicial da época ainda não foi necessário recorrer a esse apoio. Contudo neste 2º semestre já irá por certo ser bastante útil ao nível de alteração de datas de frequências, justificações de períodos de ausência, apoio psicológico, entre outros.

 

UMd – Os teus objectivos pessoais passam por uma carreira profissional na Canoagem ou os estudos vêm em primeiro lugar?

FD – Na Canoagem tenho como objectivo a participação nos Jogos Olímpicos, no entanto não pretendo descorar os estudos pois quero concluir o curso quanto antes.

 

 

Nuno Gonçalves

Nunog@sas.uminho.pt

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *