Publicado em Deixe um comentário

CNU Corta-Mato: 3 em 1 – Ouro, Prata e Título Colectivo










Cláudia Pereira (Psicologia) e Ercilia Machado (Eng. Biológica), impuseram um ritmo “dourado” nesta prova

 

Realizou-se no passado dia 8 de Março, em Aveiro, o CNU de Corta-Mato, nas categorias Masculina e Feminina, num total de 39 atletas (28 masc. e 11 fem.). A lutar pelo triunfo estiveram as universidades: Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (AEESTV), Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP), Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Associação Cultural e Desportiva da Universidade Fernando Pessoa (ACDUFP), Associação de Estudantes do Instituto Superior do Alto Ave (AEISAVE), Instituto Piaget (AEESEJPVNGaia), Escola de Enfermagem (AEESEnfViseu), sendo a grande vencedora a AAUMinho, com uma medalha de ouro, uma de prata e o título colectivo.

 

A Comitiva Minhota, com um total de 10 atletas, 4 femininos e 6 masculinos, foi a Aveiro disposta a trazer tudo. O Atletismo que continua em grande, muito forte fisicamente e muito bem animicamente, e o objectivo era o máximo de medalhas.

 






Recuperar o fôlego para depois subir aos lugares mais altos do podium…

 

Esta competição dividida em duas provas, iniciou-se com a prova dos 3000 metros femininos. Com 11 atletas em prova, desde logo 3 das atletas da AAUMinho destacaram-se na frente, as quais tiveram como grande e quase única opositora, Rosário Pais (AEESEJPVNGaia). A prova terminou com bom resultado por parte da UMinho, que arrecadou o 1º e 2º lugar do pódio. Cláudia Pereira (Psicologia) com 7 min.36seg. foi medalha de ouro e Ercília Machado (Eng Biológica), com 7min. 40seg. foi medalha de prata, Rosário Pais (AEESEJPVNGaia), conseguiu o 3º lugar e levou para casa a medalha de bronze.

 

Na prova masculina dos 7000 metros, apesar de se esperar muito dos atletas minhotos, as coisas não correram bem, e o pódio ainda que não tenha ficado muito longe, não foi atingido. Ao terceiro lugar do pódio subiu Marco Marques (AEESTV), o segundo lugar foi para Rogério Bessa (AAUTAD), sendo o grande vencedor com a medalha de ouro, João Lopes (IPLeiria).

 

Apesar de tudo os atletas da UMinho conseguiram os sempre dignos 4º, 5º, 6º, 7º, 12ºe 15º lugares da geral, contribuindo assim para a vitória colectiva.

 






Apesar de terem ficado fora do pódio no individual, a prestação colectiva no masculino, a juntar à do feminino deram à AAUMinho o titulo colectivo nesta prova.

 

Nesta prova e com condições para obter uma vitória colectiva, encontravam-se apenas três associações académicas, a qual foi conseguida pela AAUMinho, que no final totalizou 171 pontos nas duas provas, contra o segundo lugar ocupado pela AAUAv com apenas 54 pontos.

 

A modalidade de atletismo disputa anualmente 3 provas, faltando apenas a de Pista ao Ar Livre, assim podemos constatar que pelo “andar da carruagem” a AAUMinho arrisca-se deste modo, a levar para casa o título de Campeã nacional Universitária de Atletismo 05/06.

 

Pela UMinho participaram nesta prova: José Rodrigues (Gestão), André Silva (Eng.Comunicações), Miguel Ribeiro (Direito), Nuno Couto (Física), Carlos Guimarães (Eng.Comunicações), Hélder Rodrigues (Arqueologia), Cláudia Pereira (Psicologia), Ercília Machado (Eng Biológica), Filomena Costa (Enfermagem), Anabela Pereira (Química Aplicada).

 

Ana Marques

anac@sas.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *