“
Equipa de futsal feminino da AAUMinho, actual campeã em titulo.
Decorreu nos dias 14 e 15 de Março o III TA de Futsal Feminino no Complexo Desportivo da Universidade do Minho (UM) em Azurém. Este torneio, que representava a última esperança de qualificação para o Campeonato Nacional Universitário (CNU) para várias equipas, incluindo a equipa da AAUMinho, contou com a presença de várias Associações, havendo apenas uma desistência por parte do Instituto Politécnico do Cavado e do Ave.
No torneio participaram as equipas da AAUMinho, Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (AEESTCB), Associação de Estudantes do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (AAISAVE), Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Associação de Estudantes da Universidade de Évora (AEUE), Associação de Estudantes da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (AAESGIN), Associação de Estudantes do Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros (AEIJPMC), Associação de Estudantes da Escola Superior da Educação de Castelo Branco (AEESECB).
O torneio ficou dividido em três grupos, com a AAUMinho a disputar o acesso às meias-finais com as equipas do IPCA (que não compareceu), AEESTCB e AEISAVE.
O técnico da AAUMinho definindo a táctiva para este TA: vencer a todo custo!
A equipa comandada por Anselmo Calais, partiu para o torneio com a obrigação de o vencer para assim ainda acalentar esperanças de se apurar para o CNU.
No primeiro jogo a AAUMinho defrontaria o IPCA, mas com a falta de comparência da equipa de Barcelos as minhotas venceram por 3-0.
No segundo encontro a AAUMinho defrontou a equipa do AEESTCB e venceu por 3-0. O cinco inicial escalado pelo técnico Anselmo Calais – Guarda-Redes (GR) 1- Isabel Cardoso; 5- Paula Sá; 7- Liliana Correira; 8- Carla Portela (Capitã); 10- Joana Ribeiro – entrou para este jogo muito concentrado e disposto a controlar a partida desde o início, tentando chegar ao golo o mais cedo possível. Golo que viria a ser concretizado aos 8:10m da primeira parte pela capitã de equipa Carla Portela, após jogada de insistência da numero 8 minhota. Após este golo as oportunidades repartiram-se de parte a parte e apesar de o maior pendor ofensivo pertencer à equipa da AAUMinho, o resultado não sofreria mais alterações até ao intervalo.
Na segunda parte a equipa da AEESTCB tentou chegar ao empate mas a AAUMinho conseguiu suster o ímpeto ofensivo das adversárias e num rápido contra-ataque marcou o segundo golo da partida por intermédio de Liliana aos 4.30m. Aos 5.15m, a capitã de equipa da AAUMinho bisa na partida, depois de uma excelente jogada individual de Liliana Correia, acabando assim com a já pouca resistência que a as atletas de Castelo Branco ofereceram.
No último jogo da primeira fase, a AAUMinho defrontou a equipa da AAISAVE. A equipa da Povoa de Lanhoso, ofereceu pouca resistência e as atletas da AAUMinho valeram-se da sua maior experiência para vencer por 6-0. O técnico Anselmo Calais fez alinhar um cinco diferente do jogo anterior, oferecendo assim oportunidade a outras atletas de mostrarem o seu valor, como foi o caso da nº2 Vera, que realizou uma excelente exibição, inaugurando o marcador aos 2 minutos, depois de ter enviado duas bolas aos ferros de baliza da AAISAVE. Aos 5 minutos da primeira parte, por intermédio da nº9 Eva, a AAUMinho faz o 2-0, para a capitã de equipa Carla Portela, aumentar logo de seguida o score para 3 golos de diferença. A equipa da AAUMinho controlava o jogo e com isto podia rodar as atletas, e numa dessas alterações resultou os 4º e 5º golos pela nº 6 Joaquina Sousa, que assim aproveitou a oportunidade dada pelo treinador. O intervalo chega assim com o placar em 5-0. Na segunda parte a equipa da AAUMinho entrou em ritmo de cruzeiro controlando sempre o jogo, mas só por uma vez conseguiu chegar ao golo e mais uma vez por Joaquina Sousa, que assim fez um hattrick fechando assim as contas do jogo e carimbando o passaporte para as meias-finais.
Não, não é o Figo, é a Liliana Correia. Para além de ser campeã em titulo no futsal, Liliana no último CNU de Pista Coberta conquistou para a AAUMinho 3 medalhas de ouro.
Na meia-final a equipa minhota defrontou a equipa da AEUE, realizando uma excelente exibição. Jogando muito concentradas e muito coesas, as atletas da AAUMinho não deram qualquer hipótese à equipa adversária de explanar o seu jogo e venceram por 3-0. Depois de um início de primeira parte muito equilibrado com oportunidades de parte a parte, a nº5 Paula Sá inaugura o marcador, fazendo o 1-0 para a AAUMinho, resultado que se viria a manter até ao intervalo. No segundo tempo da partida, a equipa minhota resguardou-se mais na defesa e tentava em rápidos contra-ataques criar perigo junto da baliza da equipa de Évora. Num destes contra-ataques resultou o segundo golo por Liliana aos 7.20m. O resultado espelhava a superioridade colectiva das atletas comandadas por Anselmo Calais e que se veio a confirmar na belíssima jogada que deu o 3º golo para a AAUMinho, por Nadia aos 8.30m da segunda parte.
Com este resultado a equipa da AAUMinho alcançou a final do torneio, e assim de chegar mais perto do objectivo, a vitória no III TA de Futsal Feminino.
O grito de equipa… um daqueles momentos impares do desporto.
A final opôs as duas melhores equipas no torneio, a equipa da casa (AAUMinho) e a equipa de AEESECB, que viriam a oferecer um excelente espectáculo de Futsal. Com as duas equipas a mostrarem muito respeito uma pela outra, coube à equipa de Castelo Branco criar a primeira ocasião de perigo que a nossa guardiã defendeu com mestria. O pendor atacante pertencia por completo à equipa da AEESECB que viria a dar frutos com o primeiro golo da partida aos 1:30 da primeira parte. Com a desvantagem no marcador, a AAUMinho teve que correr atrás do prejuízo e pressionar ainda mais as adversárias, conseguindo os seus intentos aos 5 minutos, com o golo de Joana Soares a repor alguma justiça no marcador. O empate a um golo não sofreria nenhuma alteração até ao intervalo, apesar de as duas equipas terem tido várias oportunidades.
A equipa da AAUMinho entrou com tudo na segunda parte. Imprimindo um ritmo muito alto à partida conseguiu logo aos 15 segundos marcar o segundo golo por Joana Ribeiro. A partir deste golo a equipa minhota remeteu-se mais para a defesa e deu o controlo do jogo à equipa de Castelo Branco, tentando depois sair em contra-ataques rápidos. Foi precisamente num destes ataques e numa jogada estudada, que a equipa da casa conseguiu o 3º golo da partida aos 4.15m, outra vez por Joana Soares. Até ao final do jogo, a AAUMinho controlou o jogo sem nunca dar qualquer hipótese à AEESECB de dar a volta ao resultado.
A equipa da AAUMinho venceu assim com inteira justiça o III TA de Futsal Feminino.
Neste torneio jogaram pela AAUMinho: Carla Portela (Eng. Biológica); Eva Pinho (Biologia Aplicada); Isabel Matos (Enfermagem); Joana Domingues (LEFQ); Joana Ribeiro (LEFQ); Joana Soares (Direito); Joaquina Sousa (L.E.M); Liliana Correia (Economia); Nadia Almeida (Matemática); Paula Sá (Sociologia); Vera Ramalho (Psicologia); Andreia Vale (Eng. Civil), Isabel Cardoso (LESI).
Michael Ribeiro