“
Com início no dia 12 de Maio, depois da chegada do caixão da gata para ser velado pelos estudantes da Universidade do Minho (UMinho), as monumentais festas tem início com a “Serenata” no Largo do Paço. A novidade deste ano, em relação aos transactos, prende-se com o facto de a AAUMinho instituir um dia de beneficência.
Segundo Roque Teixeira, presidente dos estudantes da UMinho, o “Dia de Beneficência”, marcado para 16 de Maio, visa mostrar que os alunos da academia minhota têm valores e são solidários. Durante a tarde deste dia será realizada uma recolha de alimentos nos centros históricos das cidades de Braga e Guimarães, para durante a noite, nos Bar Académicos destas urbes, 10% das receitas reverterem a favor de instituições de caridade.
No que diz respeito ao programa do “enterro” do chumbo a tradição continua a ser o que era. Para o dia 13 está agendado a imposição de insígnias (9.00h no Pavilhão Universitário de Gualtar) e a missa de finalistas (15.00h na cripta do santuário mariano do Sameiro) em Braga. No domingo, dia 14, é a vez dos finalistas do pólo de Azurém realizarem estas cerimónias, embora pela ordem inversa, primeiro a missa (15.00h na igreja de S.Pedro de Azurém) e depois a imposição de insígnias (hall central da UMinho em Azurém).
Já dia 15 os alunos vão pôr à prova a sua orientação, ou não, numa competição para destilar corpos e mentes, para ao fim da tarde, recarregarem baterias num mega jantar académico.
Gata com desejos
O ponto alto das celebrações académicas terá lugar na típica atípica tarde de quarta-feira. O cortejo académico vai pôr à prova a paciência dos automobilistas bracarenses e os estudantes, esses, prometem uma tarde de desejos – “Desejos da Gata”. O tema deste ano, segundo Roque Teixeira, pretende transmitir as principais necessidades da UMinho. Que o processo de Bolonha seja melhor implementado, a concretização de novas infra-estruturas e um financiamento adequado às universidades, são algumas das vontades que a Gata quer saciar.
O programa do “enterro” consagra ainda o “Arraial” minhoto em Viana do Castelo (dia 19), no tradicional “Santoínho” e, para terminar, terá lugar, numa quinta em Encourados (Barcelos), o baile de finalistas (dia 20).
“Xutos” e “Quim” regressam na primeira vez de “The Rasmus”
No que concerne às noites do “gatódromo”, nomeadamente no que diz respeito aos concertos, de destacar o regresso ao palco minhoto de “Xutos & Pontapés” e “Quim Barreiros”. “The Rasmus” é a banda internacional em cartaz e esta é a única oportunidade de ver este grupo finlandês num palco universitário. “Boss AC”, “Melo D”, “Wraygun”, “Green Machine” e “Blasted Mechanism” são nomes do agrado do público minhoto e destacam-se num cartaz feito há medida de todos os gostos e dentro do possível. Cartaz completo e datas dos concertos:
O preço dos bilhetes, para sócios da AAUMinho em pleno direito, geral é de 30 Euros, sendo o bilhete diário, nas mesmas condições de 7 a 9 Euros. Para não sócios os bilhetes diários custam de 10 a 12 Euros. O “Enterro da Gata” tem um orçamento de 300 mil Euros. Mais informações em www.enterrodagata.aaum.pt
Nuno Cerqueira
“