Publicado em Deixe um comentário

“Desejos da Gata” sob a «benção» de uma AAUMinho de beneficência

Com início no dia 12 de Maio, depois da chegada do caixão da gata para ser velado pelos estudantes da Universidade do Minho (UMinho), as monumentais festas tem início com a “Serenata” no Largo do Paço. A novidade deste ano, em relação aos transactos, prende-se com o facto de a AAUMinho instituir um dia de beneficência.


Segundo Roque Teixeira, presidente dos estudantes da UMinho, o “Dia de Beneficência”, marcado para 16 de Maio, visa mostrar que os alunos da academia minhota têm valores e são solidários. Durante a tarde deste dia será realizada uma recolha de alimentos nos centros históricos das cidades de Braga e Guimarães, para durante a noite, nos Bar Académicos destas urbes, 10% das receitas reverterem a favor de instituições de caridade.

 

No que diz respeito ao programa do “enterro” do chumbo a tradição continua a ser o que era. Para o dia 13 está agendado a imposição de insígnias (9.00h no Pavilhão Universitário de Gualtar) e a missa de finalistas (15.00h na cripta do santuário mariano do Sameiro) em Braga. No domingo, dia 14, é a vez dos finalistas do pólo de Azurém realizarem estas cerimónias, embora pela ordem inversa, primeiro a missa (15.00h na igreja de S.Pedro de Azurém) e depois a imposição de insígnias (hall central da UMinho em Azurém).

 

Já dia 15 os alunos vão pôr à prova a sua orientação, ou não, numa competição para destilar corpos e mentes, para ao fim da tarde, recarregarem baterias num mega jantar académico.

 

Gata com desejos

O ponto alto das celebrações académicas terá lugar na típica atípica tarde de quarta-feira. O cortejo académico vai pôr à prova a paciência dos automobilistas bracarenses e os estudantes, esses, prometem uma tarde de desejos – “Desejos da Gata”. O tema deste ano, segundo Roque Teixeira, pretende transmitir as principais necessidades da UMinho. Que o processo de Bolonha seja melhor implementado, a concretização de novas infra-estruturas e um financiamento adequado às universidades, são algumas das vontades que a Gata quer saciar.

 

O programa do “enterro” consagra ainda o “Arraial” minhoto em Viana do Castelo (dia 19), no tradicional “Santoínho” e, para terminar, terá lugar, numa quinta em Encourados (Barcelos), o baile de finalistas (dia 20).

 

 

“Xutos” e “Quim” regressam na primeira vez de “The Rasmus”

 

No que concerne às noites do “gatódromo”, nomeadamente no que diz respeito aos concertos, de destacar o regresso ao palco minhoto de “Xutos & Pontapés” e “Quim Barreiros”. “The Rasmus” é a banda internacional em cartaz e esta é a única oportunidade de ver este grupo finlandês num palco universitário. “Boss AC”, “Melo D”, “Wraygun”, “Green Machine” e “Blasted Mechanism” são nomes do agrado do público minhoto e destacam-se num cartaz feito há medida de todos os gostos e dentro do possível. Cartaz completo e datas dos concertos:


O preço dos bilhetes, para sócios da AAUMinho em pleno direito, geral é de 30 Euros, sendo o bilhete diário, nas mesmas condições de 7 a 9 Euros. Para não sócios os bilhetes diários custam de 10 a 12 Euros. O “Enterro da Gata” tem um orçamento de 300 mil Euros. Mais informações em www.enterrodagata.aaum.pt


Nuno Cerqueira
    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *