Publicado em Deixe um comentário

Torpedos da AAUMinho acertam na prata





 


A AAUMinho sabe nadar ioooo!



A cidade com mais tradição académica em Portugal, Coimbra, após ter acolhido o CNU de Judo em Dezembro, voltou desta feita a ser o palco para outro importante evento do desporto universitário: o CNU de Natação.

 

A AAUMinho apresentou-se nesta prova com uma comitiva composta por 13 atletas e 2 técnicos. No masculino, os eleitos foram: Pedro Sousa (LESI), Fábio Vilas Boas (Física), Pedro Freitas (Eng. de Comunicações), Pedro Rocha (Eng. Biomédica), Pedro Passos (Medicina), Pedro Machado (MCC), João Esteves (Eng. Civil) e João Fernandes (LESI). No feminino, as eleitas foram: Carolina Silva (Eng. de Polímeros), Carolina Cordeiro (Direito), Miriam Dias (LESI), Maria Amaral (Psicologia) e Leonor Faria (Direito). A liderar a comitiva estavam os técnicos Paula Matos e Jorge Freiria.

 






Carolina Cordeiro é já uma “habitué” nestas andanças, sendo este o 3º CNU em que participa e conquista medalhas para a AAUMinho.

 

Com o início da prova marcado para as 14h30, a primeira atleta da AAUMinho a entrar em acção acabaria por ser Carolina Cordeiro, que viria a arrecadar uma medalha de bronze nos 100 metros livres.

 

O primeiro torpedo do dia a acertar na prata, e logo por duas vezes, acabaria por ser Carolina Silva. Esta futura Eng. de Polímeros, apontou calmamente, tirou o azimute do alvo e acabou por “acertar” então nos 100 metros mariposa e nos 400 metros livres.

 






Carolina Silva concentrando-se antes de mergulhar em direcção a uma das quatro medalhas de prata que conquistou neste CNU (2 individuais e 2 colectivas)

 

O terceiro nadador da academia minhota a “resgatar das águas” mais uma medalha, foi Pedro Passos nos 200 metros estilos. Este aluno é também um dos vários atletas de alto rendimento a estudar actualmente na UMinho, e que se encontram inseridos no pioneiro programa de apoio à alta competição, TUTORUM.

 






Pedro Passos foi o único atleta masculino da AAUMinho a conseguir atingir o podio neste CNU

 

As restantes duas medalhas de prata haveriam de ser conquistadas nas provas colectivas. Carolina Silva, Carolina Cordeiro, Maria Amaral e Leonor Faria,  “remaram todas para o mesmo lado”, acabando por conquistar então o 2º lugar do pódio nos 4×50 metros estilos e nos 4×50 metros livres.

 






As sereias da AAUMinho (da esq. para a dir.): Carolina Silva, Maria Amaral, Leonor Faria e Carolina Cordeiro

 

Com uma prestação positiva neste CNU, e alcançando o mesmo número de medalhas que no ano transacto, a comitiva da AAUMinho sai de Coimbra com o sentido de dever cumprido. Esta prova fica marcada também pelo avassalador domínio da “armada tripeira”. A Universidade do Porto foi a grande vencedora deste CNU ao apresentar-se com um lote de 24 atletas, que entre si, arrebataram nada mais, nada menos do que 13 medalhas de ouro, 12 de prata e 13 de bronze, perfazendo um impressionante “score” de 30 medalhas! 

 


 

Fotos disponiveis na Galeria BIG

 

 

Nuno Gonçalves

Nunog@sas.uminho.pt

 

                                                “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *