“
A décima sexta edição do FITU da capital minhota sobe a palco no dia 5 de Maio mas este Bracara Augusta tem início com a tradicional noite de serenatas no Largo de São Paulo, no centro histórico de Braga, na próxima quinta-feira (dia 4 de Maio) onde a Tuna Universitária do Minho brindará a cidade e as donzelas com uma noite de «romance».
São várias as tunas que vão estar no PEB. Na primeira noite, com início sexta às 21.30h, estão previstas as actuações da Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, Tuna do Distrito Universitário de San Luis Potosí (México), a Universitária de Aveiro (TUA), Tuna de Engenheiros de Montes de Madrid (Espanha) e Tuna Universitária de Trás-os-Montes e Alto Douro (Transmontuna). A extra concurso vão actuar a Tuna Universitária do Minho, que abrirá o espectáculo, e, a encerrar a primeira noite, a Tuna de Ciências da Universidade do Minho (Azeituna).
Antes da segunda noite de Festival, terá lugar no centro pedonal da cidade de Braga o “Passa Calles”, onde as tunas vão desfilar runo ao Largo do Paço para o tradicional baptismo do caloiro.
Voltado ao palco do PEB, no dia 6 de Maio também às 21.30h, estão previstas a actuações da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico (TUIST), Medicina do Porto, Tuna Universitária de Beja, Tuna de Direito de Sevilha (Espanha) e a Católica do Porto. Para terminar com chave de ouro a Tuna Universitária do Minho, que organiza este certame sob a égide da Associação Recreativa Cultural Universitária do Minho (ARCUM), encerrará a noite com habitual entrega de prémios.
De destacar, ainda, a apresentação que será feita pelo grupo de Jograis da Universidade do Minho. Este grupo, juntamente com a tuna organizadora, estará pela décima sexta vez no palco do FITU. Uma apresentação sempre especial para os “Jogralhos”, pois foi neste certame que os “amarelos” nasceram.
Terça-feira, 2 de Maio
00.00h – Festa do XVI Fitu no Bar Académico. Esta festa conta com a actuação da Tuna Universitária Minho e com muita Sangria.
Quarta-feira,3 de Maio
23.00h – Ronda do Fitu – A Tuna vais estar nos bares de Gualtar promovendo o festival com a oferta de bilhetes e outros brindes.
Quinta-feira, 4 de Maio
23.00 h – Serenata à cidade de Braga (Largo S. Paulo – Sé de Braga)
01.00 h – Festa no BA
Sexta-feira, 5 de Maio
14.ooh – Recepção das Tunas
16.00 h – Convívio no Bar Académico (Concursos de Ping-Pong e Matraquilhos)
17.30 h – Reunião de Magisters (sede da ARCUM)
19.00 h – Jantar na Cantina de Santa Tecla
21.30 h – Espectáculo no Auditório do PEB
02.00 h – Festa Nocturna no Populum
Sábado, 6 de Maio
12.00 h – Churrascada no Largo do Paço (Porco no Espeto)
15.00 h – Desfile pelas Ruas de Braga – Passa Calles
17.00 h – Baptismo de Caloiros (Largo do Paço)
19.00 h – Jantar na Cantina de Santa Tecla
21.30 h – Espectáculo no Auditório do PEB
02.00 h – Festa Nocturna no Populum