“
13 medalhas e campeã colectiva!
A equipa de Atletismo da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), venceu o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo em pista ao ar livre, realizado no passado dia 1 de Maio no Estádio Universitário de Lisboa.
Na modalidade de 110 metros barreira masculino, a primeira a realizar-se, o atleta Minhoto Nuno Alcobia (LESI) alcançou o 4º lugar com uma marca de 21,19s, arrecadando desta forma os primeiros cinco pontos para um total de 97 alcançados pela AAUMinho.
Na 3ºserie dos 100 metros masculinos, Carlos Gonçalves (LESI), com uma marca de 11,53s alcançou o 1º lugar, enquanto o seu colega de equipa Ricardo Ramos (Economia) ficou em 6º lugar. Ainda nos 100 metros, mas na 4ª série, Pedro Costa (Física) terminou em 2º lugar com 11,06s, marca que lhe permitiu subir ao 2º lugar no pódio.
Nos 100 metros femininos, Liliana Correia (Economia) e Marta Sousa (Eng.ª Civil) foram as representantes da equipa Minhota. Com 12,90s e 13,38s alcançaram o 3º e 5º lugares respectivamente.
As atletas da AAUMinho voltam a pontuar e subir ao pódio nos 1500 metros femininos. Desta vez, Ercília Machado (Eng.ª Biológica) e Filomena Costa (Enfermagem) conquistam o 2º e 3º lugar depois de terem liderado a corrida na maior parte do tempo.
Nos 3000 metros a equipa da AAUMinho foi representada pelos atletas Nuno Couto (Física) 9.15,13s, Bruno Araújo (Gestão) 10.40,65s e Tiago Cunha (Gestão) 12.29,70s alcançado o 4º, 14º e 20º lugares respectivamente.
Quanto aos 400 metros masculinos, a primeira série contou com participação de Hélder Rodrigues (3º lugar – Arqueologia) e Tiago Cunha (7º lugar). Na segunda série Pedro
Costa alcançou o 4º lugar que lhe valeu a medalha de bronze na classificação universitária.
Costa alcançou o 4º lugar que lhe valeu a medalha de bronze na classificação universitária.
Novamente com representação no pódio, a equipa do Minho pontuou nos 400 metros femininos. Correram as atletas Anabela Pereira, Filomena Costa e Ercília Machado, tendo alcançado a marca de 64,44s e o terceiro lugar da classificação.
Foi graças às atletas Liliana Correia, Marta Sousa, Filomena Costa e Ercília Machado que a equipa conquistou mais 8 pontos na classificação final e uma das duas medalhas de ouro, desta vez na estafeta de 4x200m.
A outra medalha de ouro foi igualmente alcançada pela equipa masculina na prova de estafeta 4x200m. Com uma marca de 1.34,12s João Mota, Mário Silva, Carlos Gonçalves e Pedro Costa foram os responsáveis por mais esta vitória.
O salto em comprimento não teve representações no pódio por parte da AAUMinho. O seu melhor classificado foi o aluno de Fisica, Mário Silva no 4º lugar com 6,35m.
No salto em altura foi novamente Mário Silva que alcançou desta vez o 2º lugar com um registo de 1.80m, que é também recorde pessoal do atleta. O salto com vara trouxe mais uma subida ao pódio, de novo por Nuno Alcobia no segundo lugar.
No que respeita à representação feminina no lançamento do peso, o terceiro lugar foi alcançado por Marta Sousa com uma marca de 8,42m.
No salto em comprimento a equipa da AAUMinho foi representada por Liliana Correia que alcançou o 2º lugar. Igualmente em 2º lugar ficou Emília Sousa (Química Aplicada) no salto em altura com um registo de 1.40m.
Num total de 19 equipas apenas três contaram para a Classificação Colectiva final. Foi vencedora a AAUMinho com 97 pontos, seguida da equipa da UPorto com 63 pontos e ainda AEFCT-UNL com 57 pontos.
Desta forma a AAUMinho iguala o feito do ano passado, ao vencer colectivamente os três CNU’s em disputa na modalidade.
Ana Luísa Rego
“