Publicado em Deixe um comentário

O azar da marca dos 11 metros!







A AAUMinho disputou a primeira fase do CNU com as equipas do Instituto Politécnico do Cavado e do Ave (IPCA), Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT) e a Associação Académica de Trás-os-Montes e Alto Douro.

 

No primeiro jogo a AAUMinho defrontou a equipa da casa, a AAUTAD. Neste jogo e como em toda a primeira fase do CNU, a equipa do Minho demonstrou ser uma equipa muito forte, unida e com um futebol muito atractivo. Tentando sempre controlar o jogo e o seu ritmo, os minhotos chegariam ao intervalo a ganhar por 2-0. A AAUTAD tentou contrariar o maior ascendente dos minhotos, mas a AAUMinho controlava o jogo e o apito final soou com placar em 2-0 para a Academia Minhota.

 






Bruno foi a grande figura da AAUMinho neste CNU ao apontar 6 golos em 4 jogos

 

No segundo jogo a equipa do Minho defrontou uma das suas maiores rivais nestes campeonatos universitários, a AAULHT. Num jogo em que as duas demonstraram enorme respeito uma pela outra, foi a AAUMinho quem primeiro inaugurou o marcador por Bruno, (que fez um excelente CNU), numa fase do jogo em que o seu ascendente era notório. Depois do golo sofrido a AAULHT, tentou chegar ao empate aumentando o ritmo do jogo e remetendo os minhotos à sua defesa. Nesta fase, com um ritmo de jogo altíssimo e elevada qualidade de jogo por parte das equipas, viu-se o que de melhor pode haver num CNU de Futebol – qualidade de jogo, atletas muito evoluídos, e acima de tudo duas equipas a jogar como um todo. Perto do intervalo, a equipa de Lisboa conseguiu chegar ao empate numa das poucas desatenções da defesa da AAUMinho, resultado com que as equipas iriam para o intervalo.

 

No segundo tempo a toada do jogo não se alterou, com as duas equipas a procurarem a vitória, o ritmo do jogo continuou elevado. Com a AAUMinho mais perigosa nos contra-ataques, foi precisamente num desses lances que Luís Rodrigues marcou o segundo golo para a equipa minhota. Com o resultado em 2-1 para o Minho, cabia então mais uma vez à AAULHT correr atrás do prejuízo. Foi então que Hugo Resende (guarda-redes) brilhou, com excelentes defesas a evitar o empate por parte da equipa de Lisboa. O jogo terminaria com a vitória da AAUMinho por 2-1, num jogo de elevada qualidade por parte das duas equipas.

 






“Geanni” era o homem da AAUMinho que “escrevia” no meio-campo

 

O terceiro e último jogo, é sem duvida um jogo para ficar na história do futebol da AAUMinho. À partida para este jogo a equipa da AAUMinho já tinha garantido a passagem às meias-finais da prova graças às duas vitórias conquistadas, e a equipa do IPCA já não tinha qualquer hipótese de qualificação. Assim, o jogo não tinha qualquer interesse para a tabela classificativa. O jogo terminou com um vitória para a AAUMinho por 3-1. A forma como a vitória aconteceu, é que vai ficar na história. O jogo começou com as duas equipas a alinharem com 11 atletas de cada lado, e no fim da primeira parte o resultado estava em 3-0 para a AAUMinho. Ao intervalo 4 jogadores da equipa da UMinho, tiveram que se ausentar e não podiam disputar a segunda parte. A consequência foi que na segunda parte a AAUMinho jogou só com 7 jogadores contra 11 da equipa do IPCA. Com estas condições a AAUMinho conseguiu mesmo assim vencer o jogo, graças à entrega e espírito de sacrifício por parte dos jogadores. Sem duvida um jogo histórico.

 

Com vitórias em toda a primeira fase do CNU, a equipa da AAUMinho ficaria com 9 pontos e em primeiro lugar do grupo, seguindo-se a equipa de AAULHT em segundo lugar.

 

Meias-Finais

 

Nas meias-finais a equipa minhota viria a defrontar a equipa a AEISCAL que ficou em segundo lugar no seu grupo.

 

Num jogo bastante atípico em que a equipa de Lisboa se remeteu sempre à defesa e entregou o domínio do jogo aos minhotos, logo se percebeu que seria um jogo muito complicado para a AAUMinho. Na primeira parte, sempre com o domínio por parte dos comandados do Mister Silva, o jogo só teve um sentido? a baliza do AEISVAL. Apesar de todo este domínio, a UMinho não conseguiu marcar e o intervalo chegou com o nulo no marcador. No segundo tempo a toada manteve-se, sempre com a AAUMinho a dominar e a tentar chegar ao golo. Golo esse que surgiu contra a corrente do jogo por parte da equipa da capital, num livre contra a UMinho. Um golo que veio dar um sabor de injustiça ao jogo pelo caudal ofensivo que os minhotos demonstravam, mas por outro lado premiou a eficácia defensiva de equipa de Lisboa. Até ao fim o sentido do jogo manteve-se, com a equipa da AAUMinho a aumentar ainda mais o ritmo do jogo. Todo este caudal ofensivo daria os seus frutos já nos descontos do jogo, com Bruno a cabecear para a baliza e a fazer o empate para a UMinho. Logo de seguida, o árbitro deu por terminado o encontro com o resultado empatado a 1 golo.

 






O capitão dos capitães: Michael, que já vai  no seu 6º CNU,  lidera agora uma nova geração de craques da AAUMinho

 

Com este resultado, seria a lotaria grandes penalidades a decidir quem iria disputar a final do CNU de Futebol, sorte que viria a favorecer a equipa do AEISCAL, que assim carimbou a vitória contra a AAUMinho.

 

Perdida a oportunidade de pelo segundo ano consecutivo disputar a final do CNU, à equipa de AAUMinho, restava-lhe disputar o 3º lugar do pódio com a AAULHT, jogo que não se realizou por falta de comparência da equipa de Lisboa.

 

O CNU viria a ser vencido pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (AEESTV), que bateu na final a equipa do AEISCAL por 4-1.

 






Mais um exemplo de amor à Camisola: “Jardel”, que à semelhança de Mika, já vai no seu 6º CNU. Esta foi a última vez que “Jardel”, uma das figuras mais carismátias do desporto da AAUMinho, envergou a camisola 16.

 

Apesar de todas as adversidades deste CNU, nunca é demais lembrar que em termos organizativos ficou muito aquém que um evento destes merecia, a equipa da AAUMinho, alcança assim, pelo 6º ano consecutivo, o pódio nos Campeonatos Nacionais Universitários, mantendo-se assim como uma das equipas mais regulares e competitivas do futebol 11 no desporto universitário.

 

Michael Ribeiro

mika@sas.uminho.pt

 
        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *