Publicado em Deixe um comentário

CNU Taekwondo: AAUMinho com saldo positivo!







Realizou-se na Secundária Miratejo em Almada, no passado dia 7 de Maio, o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Taekwondo. Organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde Egas Moniz em cooperação com a Federação Portuguesa de Taekwondo, teve a participação de 107 atletas.

 

Uma organização boa em termos gerais, sendo o único aspecto negativo o que se prendeu com as pesagens e possíveis desclassificações. Neste CNU, se o atleta não estava no peso (o que acordo com o regulamento da Federação Portuguesa de Taekwondo equivalia a uma desclassificação) era-lhe permitido competir na categoria superior/inferior consoante tivesse peso a mais ou menos respectivamente.

 

A adesão a esta modalidade, em termos universitários, è reduzida, sendo que se trata de uma modalidade em expansão.

 

Prestação da AAUMinho

 






O Taekwondo é modalidade olimpica, e uma arte marcial milenar

 

A equipa da AAUMinho teve uma prestação globalmente positiva. Na categoria Mosca de masculinos foi conseguido pelo atleta David Esteves, o 2º lugar, tendo a 1ª posição sido ocupada por José Garcia da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (AEISEI). Na categoria Galo conseguiu-se também o 2º lugar para a Academia Minhota por José Fernandes, tendo a primeira posição sido ocupada por João Silva da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (AEFLUL), com a competição feminina a ser vencida por Rebeca Coelho da Associação Académica de Coimbra (AAC). Na categoria de super-ligeiro foi onde o sucesso da AAUMinho subiu mais alto, com o atleta Pedro Oliveira arrecadar a 1ª posição do pódio. Na categoria mais pesada e onde tínhamos grandes hipóteses de levar chegar bem alto com a participação de Carla Machado, esta embora tenha ganho pois não teve adversários, o triunfo não teve o mesmo sabor.

 






Uma modalidade com imenso potencial dentro da UMinho

 

Na tabela classificativa geral e depois da época desportiva que agora termina, a líder é a AAC com 14 pontos, em segundo lugar posiciona-se a AAUMinho com 13 e na terceira posição ficou a AAEUE.

 

Deve advertir-se o facto de termos sido prejudicados pela arbitragem nos combates do José Fernandes e do David Esteves, que tinham todo o potencial para chegar mais alto no pódio, e felicitar o atleta Pedro Oliveira, que após várias vitórias por superioridade conseguiu o 1º lugar na prova. É ainda de realçar o trabalho realizado pelos outros atletas da Universidade que, não alcançaram o auge mas tiveram participações muito boas, isto talvez porque não têm um treino especificamente direccionado para a vertente competitiva do taekwondo, apesar de demonstrarem elevadas capacidades.

 

Ana Marques

anac@sas.uminho.pt
    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *