Publicado em Deixe um comentário

UMinho sagra-se Vice-Campeã Europeia de Andebol







Eliminadas às mãos da UMinho as duas universidade representantes das potencias mundiais do andebol (Espanha e Alemanha), e após terem derrotado nas meias-finais a outra equipa francesa em prova, os minhotos tinham na equipa da universidade (Besançon) organizadora deste europeu, o seu último obstáculo.

 

Com um início fulgurante de primeira parte, os atletas portugueses conseguiram uma surpreendente vantagem de 5 golos (5-0) nos primeiros 10 minutos desta fase inicial. Os franceses ripostaram, e aos poucos foram reduzindo a diferença no marcador, até que quando foi dado o apito para o final do 1º tempo, o ?score? estava em 14-12, favorável à UMinho.

 

Nos primeiros 30 min. de jogo, mais uma vez os atletas orientados por Gabriel Oliveira/Miguel Mesquita, basearam a sua estratégia numa defesa em 6-0, e procurando sempre que possível lançar perigosos contra-ataques, aproveitando deste modo a maior rapidez dos seus atletas.

 

No regresso dos balneários tudo se complicou. As coisas teimavam em não sair bem, o cansaço de 4 jogos (o das meias-finais com prolongamento) em 4 dias começou-se a fazer sentir, e a arbitragem, como no jogo anterior, “entrou” também ela em campo (convém relembrar que a equipa feminina de Besançon já tinha perdido sem apelo nem agravo na final, para as polacas da Universidade de Piotrkow, por isso…). A equipa de Besançon teve um ascendente inicial (4 golos de diferença), ao qual os minhotos só perto do final da partida conseguiram contrariar. Com o apoio do público (as outras equipas presentes nesta prova estavam na bancada a torcer pelos “Tugas”), e a 30 segundos do fim, a UMinho empata a partida a 22-22, mas é então que o factor casa se torna preponderante. Um dos árbitros descortinou uma violação de área que só ele viu, e anula o tento do empate.

 

Apesar deste rude golpe, os atletas da UMinho ainda tentaram chegar ao empate mais uma vez, mas no final, o “caneco” haveria de ficar em casa. No final, e sob uma forte ovação do público presente, os “Tugas” da UMinho receberam os parabéns por parte do delegado da EUSA (European University Sports Association) presente nesta competição, pelo seu brilhante desempenho e espírito desportivo demonstrado ao longo deste Europeu.

 

Pela primeira na história do desporto português, uma equipa universitária atinge um final de um Campeonato da Europa, pelo que, a UMinho, a AAUMinho e Portugal, estão de parabéns por este feito!

 






Equipa Vice-Campeã Europeia de Andebol Universitário


 

Artur Monteiro – Gestão

César Rodrigues – Química Aplicada Ramo Materiais Têxteis

Diogo Matos  Informática de Gestão

Eduardo Fernandes  Relações Internacionais

Gueorgui Nikolov – Informática de Gestão

Humberto Gomes – Engenharia Civil

João Castilho – Engenharia Têxtil

João Gonçalves – Informática de Gestão

Jorge Rodrigues – Gestão

José Sampaio – Engenharia Electrónica Industrial

José Teixeira – Gestão

Miguel Mesquita – Engenharia Civil

Nuno Pires – Direito

Rui Ferraz – Engenharia Electrónica Industrial

Rui Lourenço – Gestão

 

 

Nuno Gonçalves           
        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *