Publicado em Deixe um comentário

20 anos de Engenharia Biológica na UM

20 Anos de Engenharia Biológica na Universidade do Minho


Anfiteatro A1, sexta-feira, 20-10-2006


A Licenciatura em Engenharia Biológica completa 20 anos de existência e a Universidade do Minho comemora esta efeméride no dia 20 de Outubro, com uma sessão aberta aos interessados, sobre “Passado, Presente e Futuro da Engenharia Biológica“:


14h30 – Sessão de Abertura


15h00 – Sessão “Passado, Presente e Futuro da Engenharia Biológica”



A Universidade do Minho foi pioneira em Portugal no lançamento de uma licenciatura em Engenharia Biológica, tendo o 1º curso sido iniciado em Outubro de 1986. Desde então a Universidade do Minho formou mais de 500 licenciados em Engenharia Biológica cuja área de intervenção específica se situa em domínios multidisciplinares das Ciências e Tecnologias Biológicas e Químicas, nas Indústrias de Fermentação (Alimentar e Biocombustíveis), Farmacêutica e Agro-alimentar, na Indústria Química e nas áreas Biomédica e Ambiental. Para além do envolvimento na formação pré e pós-graduada, a Engenharia Biológica tem tido um papel activo na sociedade através da disseminação de cultura de investigação científica, concretizada em muitos projectos científicos e tecnológicos em parceria com entidades públicas e privadas, quer nacionais quer internacionais.


Decorridos 20 anos, e no enquadramento da reorganização do Ensino Superior no âmbito do Processo de Bolonha, a formação conferida passou a designar-se Mestrado Integrado em Engenharia Biológica.




A Engenharia Biológica continua na linha da frente sendo exemplo disso a participação do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho, que conta com mais de 200 investigadores, no Programa MIT-Portugal, com o lançamento de um curso de doutoramento em Bioengenharia em parceria com o Instituto Superior Técnico, a Universidade Nova de Lisboa e o MIT (Massachusetts Institute of Technology). Para além disso, foi criado, em 11 de Outubro passado, um novo Laboratório Associado, o Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia (IBB), em que participam o CEB e no 3Bs da UMinho, o Instituto Superior Técnico, as Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Algarve. O IBB ambiciona responder aos novos desafios resultantes dos extraordinários desenvolvimentos científicos em Biologia Molecular, Genómica Funcional, Bioinformática, Biologia de Sistemas, Biologia Sintética, Nanobiotecnologia e Bioengenharia de Células Estaminais, com reflexos nas áreas industrial, da saúde, agrária e ambiental.


Mais informações: http://www.deb.uminho.pt/20anos/    


Pela Comissão Organizadora, 


Eugénio Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *